Cada vez mais a evolução do principal indexante do crédito é motivo de preocupação para a generalidade dos clientes bancários.
Saber como surgiu ou como se determina a taxa de juro euribor não se revela assim tão importante quanto especular qual será a evolução da mesma nos próximos tempos. Todavia, saber como tudo começou é um acrescentar de conhecimento que, não só enriquecerá, como organizará toda a informação sobre o tema.
Vídeo
Transcrição
Bem-Vindo ao “2 Minutos Bancários”. Neste vídeo vamos abordar a Euribor.
A Euribor surgiu em 1999 com a introdução do euro e determina-se com base nas taxas de juro médias dos empréstimos interbancários.
É utilizada como principal indexante nos diversos empréstimos bancários. Atualmente a Euribor também já se encontra em produtos de poupança permitindo ao aforrador/investidor acompanhar as tendências de mercado.
O processo de determinação da Euribor acontece diariamente, onde um painel de bancos, composto pelos melhores,todos os dias, com base nas taxas médias praticadas entre eles, eliminam 15% das taxas mais altas e 15% da taxas mais baixas permitindo assim, até ás 11 horas determinar e publicar a Euribor.
Não existe uma taxa Euribor mas sim diversas taxas de juro Euribor para cada período de tempo.
Assim sendo, é possível saber o valor da Euribor para uma, duas ou três semanas, ou para cada período mensal, sendo que, as taxas de juro Euribor mais comuns são a 3 meses, 6 meses e 12 meses.