Como Escolher Um Depósito a Prazo

A escolha de um depósito a prazo é algo bastante simples. Basta fazer a comparação da oferta de diferentes bancos, procurar a maior remuneração para o prazo desejado e perceber se cumpre com um conjunto de requisitos.

Taxa Anual Nominal Bruta

A remuneração de um depósito é a tua Taxa Anual Nominal Bruta (TANB). O juro antes de impostos que o depósito irá render. Ao nível de custos, apesar de pouco comum, é possível que existam custos com duas naturezas:

  1. Despesas de manutenção da sua conta à ordem, valor que depende de banco para banco. Na realidade, os bancos com as taxas de juro mais elevadas são aqueles que costumam estar isentos de comissões. Sugerimos que veja aqui qual o melhor banco para a sua conta à ordem;
  2. Despesas com transferência de montantes de um banco para o outro. Caso pretenda transferir o dinheiro de um banco para o outro pode ter despesas de transferência ou a perda de juros.

Características ou Fatores a Ter em Conta nos Depósitos a Prazo

As diferentes características dos depósitos irão ser importantes para a escolha do seu depósito. Neste contexto, salientamos alguns fatores a ter em conta:

  • Qual o montante que irá investir – Quanto maior o montante maior a taxa de juro que conseguirá obter. Adicionalmente, hà depósitos com montantes mínimos de investimento;
  • Qual o prazo do depósito – Quanto maior o prazo maior a taxa de juro;
  • Penalizações por desmobilização antecipada – Alguns bancos não penalizam a totalidade dos juros, mas a norma é que a desmobilização antecipada resulte na perda total de juros;
  • Forma de pagamento de juros – Quer um rendimento periódico ou quer receber todos os juros no final (uma campanha no BEST paga os juros no momento inicial)? Sugerimos que não opte pelo rendimento periódico pois irá baixar o montante total de juros a receber ao longo do contrato;
  • Estou disponível para iniciar uma relação comercial com outro banco?

Dois Riscos a Ter em Conta

Quando contrata um depósito a prazo, sugerimos sempre que analise a Ficha de Informação Normalizada (FIN), que faz um sumario de todas as características do produto. Em segundo lugar, sugerimos que se certifique que o produto que está a contratar é mesmo um depósito a prazo e que está ao abrigo do Fundo de Garantia de Depósitos. Desconsiderar estes dois riscos poderá resultar em más experiências!

Cuidado com os Depósitos a Prazo Promocionais

Escrevemos recentemente sobre os depósitos promocionais de 3 meses de alguns bancos. Sendo bancos tão seguros como os outros mostramos aqui que os benefícios associados a estas campanhas são muito reduzidos e não valem o esforço. É sempre essencial fazer contas e escolher com base na razão. Assim, fizemos uma tabela com os melhores depósitos a prazo a partir de €500 que sugerimos consulte para tomar a melhor decisão.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro