Como ganhar mais dinheiro com o seu PPR?

Poupar Dinheiro

Como ganhar mais dinheiro com o seu PPR?

2 min Partilhar 15 de Outubro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
PPR

Sabia que é possível ganhar mais dinheiro no seu PPR? Veja neste artigo algumas ideias que podem trazer mais rendimento ao seu investimento para a reforma. E sim, é possível ganhar mais dinheiro sem grande esforço. Não acredita?

Passo 1 – Abrir os olhos

É verdade. Parece que muitas vezes andamos de olhos fechados e entregamos o nosso dinheiro a entidades que não merecem a confiança que nelas depositamos. É certo que muitas vezes aplicamos o nosso dinheiro em PPR apenas para ter acesso aos benefícios fiscais, não ligando ao retorno e à qualidade do PPR. Mas também é certo que temos de estar atentos para conseguirmos ganhar mais dinheiro.

Passo 2 – Conhecer o PPR que temos atualmente

Este passo parece básico mas dado o que referimos no ponto anterior, é muito provável que não conheça o PPR que tem atualmente. Talvez não saiba se o PPR tem risco ou se é de capital garantido. Com alguma probabilidade também não deverá conhecer o retorno que o seu PPR teve ou que terá no próximo ano. Assim, conheça as características do plano de poupança para que possa passar ao passo 3.

Passo 3 – Procurar alternativas

Num ambiente de baixas taxas de juro que atravessamos não é fácil obter retornos muito elevados, especialmente se falamos de produtos com capital e taxa de juro garantidos. No entanto, temos de perceber que todos os (poucos) euros que recebemos a mais ganham uma proporção bastante grande no longo prazo. E sim, existem PPR com taxas bastante mais atrativas que os produtos que são comercializados pela banca tradicional. Se procura aplicações sem risco, poderá ter retorno de duas formas:

  • Taxa garantida – Uma taxa de retorno anual que é garantida e que é, tipicamente, definida todos os anos, com mínimos pré-estabelecidos;
  • Participação nos resultados – Uma taxa de retorno que não é conhecida à partida mas que é sempre maior do que zero. Neste caso, irá ter um lucro que é resultado da valorização de um fundo de investimento.

As melhores alternativas sem risco poderão ser aquelas que são resultado da soma de uma taxa garantida com uma participação de resultados. O retorno é mais incerto mas é sempre positivo. Adicionalmente, é importante que não se esqueça que a incerteza tenderá a resultar a seu favor. Quanto mais garantido menor o retorno.

Passo 4 – Mudar

O último passo consiste em mudar o seu PPR para outra instituição. De notar que as alterações legais vieram facilitar a transferência de PPR, impondo limites às comissões que podem ser cobradas pela transferência. Em qualquer dos casos, a mudança de PPR irá compensar mesmo que tenha de pagar uma eventual penalização.

Como transferir o seu PPR?

Para transferir o seu PPR para um PPR mais amigo da sua carteira, bastará preencher o formulário abaixo e iremos apoia-lo na escolha do produto adequado às suas necessidades e objetivos, sem qualquer custo para si.

Peça uma simulação grátis
e sem compromisso

Ao enviar os seus contactos concorda com os nossos Termos e Condições e Políticas de Privacidade
Preencha o formulário para receber a sua simulação!


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros