Conhece as ferramentas de marketing gratuitas para o seu negócio?

Empreendedorismo Finanças Pessoais

Conhece as ferramentas de marketing gratuitas para o seu negócio?

5 min Partilhar 11 de Janeiro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
criar uma empresa

Vivemos em plena era digital e 2020 foi o ano que marcou a viragem final na digitalização no mundo dos negócios. Eis o grande desafio deste tempo para os empreendedores: a partir de agora torna-se impossível adiar este tipo de ação. Pelo contrário é preciso implementá-la com enorme rapidez, sob pena de ficar definitivamente para trás. Mas como fazê-lo se, precisamente este ano, regista quebras financeiras enormes e o meio empresarial se vê a braços com uma crise que ainda se prolongará, pelo menos, para 2021?

A questão da cadeia de abastecimento

O ambiente de negócios está em constante mudança. O rápido crescimento do teletrabalho, o boom do comércio eletrónico e a rutura das cadeias de abastecimento tradicional são mudanças importantes na economia.

Acima de tudo, o gestor precisa ser capaz de atender à necessidade do cliente, independentemente do ambiente de negócios. Isso é essencial para manter a sua rotatividade e evitar que os seus clientes se voltem para a concorrência.  A crise de saúde causada pela Covid-19 mostrou isso mesmo: uma quebra nas cadeias de abastecimentos tradicionais pode ocorrer a qualquer momento.

Há sempre uma solução digital?

Sim, nomeadamente quando está fora de questão tocar no seu fluxo de caixa ou fazer uma gestão menos que conservadora, perante semelhante nível de crise. O marketing digital é, como sabemos, um conjunto de informações e ações que podem ser feitas em diversos meios digitais com o objetivo de promover empresas e produtos. Felizmente, temos no nosso quotidiano, e apenas à distância de um clique, diversas formas de tecnologia e a inovação gratuitas – ou low cost – ao serviço das comunidades e empresas. Está na hora as aproveitar!

Integre as melhores tecnologias e estratégias

A automatização de alguns processos é uma das formas de transformação digital que pode agilizar as tarefas diárias, promovendo maior rapidez e excelência nos resultados. Portanto, se tiver alguma saúde financeira, observe o seu negócio e que tipo de hardware ou software pode ser implementado para melhorar os seus processos. Crie uma lista relacionando o custo-benefício de cada tecnologia viável.

Aposte, por exemplo, noutras ferramentas de marketing simples e acessíveis, mas com eficácia comprovada, como o packaging e os envelopes personalizados.

Em simultâneo, trabalhe o marketing digital e todo o seu pacote com ferramentas tendencialmente gratuitas ou de investimento residual: campanhas de anúncios online, redes sociais, blog, email marketing, otimização de sites, vídeo e tudo aquilo que o possa apoiar.

Atente nesta lista:

WIX

O Wix é uma plataforma de criação de sites, à semelhança de outras, como o WordPress. Tem muitos modelos ao dispor, com design para todos os gostos, alguns gratuitos e alguns pagos a preços módicos.

MAILCHIMP

É uma plataforma de email marketing grátis que permite a criação de campanhas e newsletters de forma fácil e muito na ótica do utilizador. Além do design, pode ainda criar e personalizar os seus próprios modelos e gerir os resultados das campanhas.

HOOTSUITE

É uma forma de gerir as redes sociais associadas aos negócios, já que nesta altura será quase impossível a qualquer empreendedor ter sucesso sem elas. O HootSuite permite ter numa só ferramenta os resultados e atualizações de todas as páginas que tem de gerir.

WORKFLOW

Esta é uma aplicação que permite a qualquer utilizador gerir uma empresa a partir do telemóvel. É útil para gestão de tempo e prioridades – um dos problemas das empresas. Permite criar um botão para qualquer tipo de atividade regular que tenha de realizar. Basta um simples clique para que a tarefa seja executada.

WAVE

Para facilitar a contabilidade do seu projeto, o Wave é eficaz porque permite fazer a faturação e gerir despesas e receitas.

TEAMVIEWER

Pode entrar gratuitamente em computadores à distância, com muita facilidade. Além do acesso remoto, também é possível iniciar reuniões com sócios.

DROPBOX

Salva arquivos numa base que pode ser vista a partir de qualquer lugar e tem capacidade para ficheiros muito pesados. É possível ter acesso a documentos, fotos ou vídeos por dispositivos diversos, além de partilhar arquivos com pessoas selecionadas.

EVERNOTE

Serve para fazer anotações, tirar fotos, criar listas de tarefas, digitalizar cartões de visita, gravar lembretes de voz e organizar todas informações num banco de dados acessível pelo computador, telemóvel ou no site oficial.

SKYPE

É excelente para empresas, sendo possível fazer chamadas de voz e de vídeo pela internet para outros utilizadores e, por essa via, organizar videoconferências com bastante qualidade. Também disponibiliza a função enviar mensagens e é possível criar grupos para conferências também por chat. As aplicações Zoom e Teams tornaram-se também muito populares o ano passado, para a mesma função.

Exemplos de ferramentas para gestão de projetos:

TRELLO

Esta é provavelmente a mais popular das ferramentas digitais deste género, onde pode gerar uma conta gratuita de forma intuitiva em diversas plataformas web, iOS e Android. Está disponível online e permite a criação digital de projetos onde o utilizador pode criar, organizar e dar prioridade a tarefas, bem como partilhar informação com equipas.

ASANA

O concorrente mais famoso do Trello, o Asana é muito utilizado por quem procura organizar tarefas e equipas, também com versões para Android e iOS. Em versões anteriores apresentava tarefas separadas em listas e grupos, mas recentemente inaugurou a função de boards, ou quadros, o que o torna equivalente ao Trello.

WUNDERLIST

É uma das aplicações mais elogiadas dos últimos anos e mais um a competir com o Trello. Com versões para web, iOS, Windows Phone, Kindle, Apple Watch, macOS ou Android, o Wunderlist é uma lista de tarefas dinâmica e prática para toda e qualquer plataforma. Tal como no caso dos seus semelhantes, é possível organizar as tarefas em listas, designar pessoas e receber notificações sobre qualquer mudança ou nova informação inserida no sistema. Para fazer a diferença, a plataforma permite o uso de hashtags para elaborar listas, além de ações via e-mail.

JIRA

A plataforma Jira é uma das que mais tem evoluído e é uma das mais usadas em Portugal para gestão de projetos. Esta plataforma permite a gestão de vários projetos e comporta estruturas base tão reconhecidas como Kanban ou Scrum. Aqui os gestores podem facilmente criar gráficos e relatórios detalhados. Esta plataforma disponibiliza ainda APIs de integração com outras plataformas e tem também apps móveis.

BASECAMP

O Basecamp é mais uma plataforma para gestão de projetos e uma ferramenta de comunicação para equipas. A interface pode não ser tão elaborada face a outras, mas é acessível ao utilizador. Quem quiser experimentar gratuitamente esta plataforma poderá fazê-lo pelo período de 30 dias.

MICROSOFT PROJECT

O conhecido software da Microsoft é um dos mais antigos e mais populares que permite a gestão e planeamento de projetos, gestão de recursos e custos. O utilizador pode monitorizar o progresso das atividades e produzir relatórios detalhados. Os modelos incorporados e as ferramentas de agendamento simples, apoiam a produtividade de gestores de projetos e equipas.

TODOBOOK

O Todobook é uma extensão para o Chrome que funciona em conjunto com o Facebook. Substitui a linha do tempo da rede social por uma lista de tarefas, com marcações para que o utilizador as conclua. Como contras tem, por exemplo, o facto de não ser possível contar com uma equipa para as tarefas ou não poder definir horário. É mais indicado para quem trabalha sozinho e com tarefas simples ao longo do dia. A extensão é leve, rápida e não deixa espaço para distrações. Ideal para quem quer algo simples e que precisa de trabalhar com o Facebook ligado.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro