Covid-19 – O que fazer em casa?

Poupar Dinheiro

Covid-19 – O que fazer em casa?

3 min Partilhar 18 de Março, 2020

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Covid-19

A quarentena a que fomos confinados vem mudar claramente as nossas vidas. Aliás, é bem provável que vários hábitos que temos venham a ser alterados nos próximos tempos. Hoje, o que fazer em casa para precavermos os próximos meses?

Impactos económicos incertos

O certo é que os impactos económicos e financeiros desta nova crise não incertos. Não sabemos a sua extensão mas sabemos que vão ser severos. Estamos a ver todo o setor do turismo a sofrer fortemente, o que trará um grande desemprego nos meses que se seguirão. Adicionalmente, o mercado imobiliário também não deverá recuperar tão rápido. Logo, iremos certamente passar por momentos financeiramente muito instáveis e temos de nos precaver para o futuro. O mesmo será dizer, temos de cortar custos e adaptar-nos. O bom é que temos tempo disponível para isso…

Dicas para se ajustar enquanto está em casa:

Analisar as suas comissões bancárias

Aceda ao seu homebanking e veja o histórico de comissões que está a suportar. Irá perceber que as comissões têm vindo a aumentar, o que pode ser um mote para mudar para um banco mais amigo da sua carteira. Para o ajudar, preparámos uma análise à melhor conta bancária.

Rever os seus débitos diretos

É bem provável que tenha inúmeros débitos diretos que já não são justificados ou que esteja a fazer transferências bancárias para pagar serviços que não valoriza. Aproveite este tempo e cancele os débitos que não necessita.

Analisar os contratos de eletricidade e de gás

É possível cortar as suas despesas com eletricidade e gás com uma negociação com o seu operador ou promovendo a mudança para um operador que lhe traga mais descontos. Veja a lógica de juntar a eletricidade e o gás e confira se lhe está a ser atribuída a tarifa social (por exemplo, se recebe abono de família tem direito a este desconto, que ainda é significativo). Foque-se no desconto sobre o valor total da fatura e não apenas sobre o termo fixo.

Rever as suas prestações sociais

As regras para atribuição do abono de família têm sofrido diversas mudanças o que poderá fazer com que possa vir a ter acesso. Tenha em mente que deve fazer um pedido por cada um dos seus filhos. Se se esquecer de fazer o pedido por um deles não será a Segurança Social a relembrar.

Analise a sua carteira de seguros

Este período de quarentena dá-lhe tempo para analisar a sua carteira de seguros, perceber as coberturas que tem e os preços que lhe estão a ser cobrados. Assim, poderá renegociar os seus seguros e poupar muito dinheiro. Para o ajudar, falamos-lhe sobre como pode poupar no seguro de vida do seu crédito habitação.

Reveja os seus créditos

Também é possível poupar muito dinheiro com os seus créditos. As taxas de juro têm caído todos os trimestres e os bancos estão bastante agressivos para captar novos clientes. Assim, por que não perceber como pode poupar dinheiro nos seus créditos pessoais ou no crédito habitação, e tudo sem custos?

Defina uma poupança mensal

Talvez já tenha concluído que o facto de estar em casa lhe permitiu reduzir bastante as suas despesas mensais. Já não tem os almoços de trabalho e as despesas com o transporte. Por que não aproveitar parte dessa poupança para definir um programa de poupanças mensais para uma aplicação sem risco? Aproveite esse dinheiro para reforçar o seu fundo de emergências para os próximos meses, pois pode vir a precisar do dinheiro em breve.

Depois de passar por estas etapas estará certamente mais preparado para atravessar este período de crise. Aproveite as várias oportunidades para cortar custos, otimizar as suas finanças pessoais e criar o seu fundo para emergências, pois não sabemos até quando irá demorar esta fase.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros