Euribor a Cair é uma Oportunidade para Poupar

Crédito Finanças Pessoais

Euribor a Cair é uma Oportunidade para Poupar

2 min Partilhar 15 de Setembro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
cartão de crédito

Revolvemos ir ao Baú do Reorganiza e encontrámos um artigo que é muito atual. A queda das taxas EURIBOR – que deverá continuar mais umas décimas – que a trouxe aos níveis mínimos de sempre, é uma oportunidade para libertar alguma liquidez para equilibrar as suas finanças pessoais. Diga-nos o que pensa sobre isto!

Euribor Deverá Manter-se Baixa Durante Muito Tempo

Nos nossos dias qualquer previsão sobre a evolução dos diferentes indicadores económicos é um tiro certeiro no pé. Não há muito tempo atrás as previsões apontavam para uma subida gradual do principal indexante para niveis próximos dos 3% no fim deste ano. Hoje assistimos a quedas consecutivas destes indexantes, com a média da taxa EURIBOR a 3 meses a somar 10 sessões consecutivas e a euribor a 6 meses totaliza 12 sessões de queda.

Tais indicadores transparecem a instabilidade dos mercados e da economia em geral, levando ao fracasso qualquer previsão sobre a evolução deste ou de outro indicador. Todavia, é certo que a euribor a cair significa menor esforço financeiro por parte dos indivíduos e famílias que possuem empréstimos indexados a esta taxa.

Esta noticia é uma oportunidade para todos procurarem equilibrar as suas finanças pessoais, concretizando um esforço de poupança que obedece à máxima pague-se a sí primeiro. Assim sendo, por muito pouco que possa ser o ganho com a descida da euribor vamos canalizar essa poupança para a segurança e estabilidade financeira.

Reforce o Seu Fundo de Emergência

Se ainda não criou o seu fundo de emergência então está a ignorar um dos passos mais importantes em finanças pessoais, que se resume à procura da estabilidade no curto prazo através da constituição de um fundo para imprevistos. Se a descida da euribor representa uma poupança mensal de 20 euros não os incorpore no seu orçamento mensal, assuma que foram utilizados no pagamento das suas prestações e canalize esse dinheiro para o seu fundo de emergência.

Por que Não Liquidar o seu Cartão de Crédito

Vinte hoje, vinte amanhã é como grão a grão enche a galinha o papo. Liquidar a divida do seu cartão de crédito nem que seja parcialmente significa poupar uma boa quantidade de dinheiro via juros.

As taxas dos cartões de crédito são extremamente elevadas e qualquer pequena contribuição para amortizar o capital em divida significa 15 a 24% de poupança. Será que encontra algum produto de poupança que lhe pague entre 15 a 24% por apenas 20 euros?

Pondere iniciar uma estratégia para se livrar dos créditos que consomem juros elevados, como por exemplo, os cartões de crédito utilizando o fôlego financeiro proporcionado com a queda da euribor.

Previna-se para a Subida da Euribor

Em economia o que hoje desce amanhã possui grandes probabilidades de subir. A euribor vai certamente iniciar a sua rota de subidas embora seja difícil prever quando. No entanto, é possível precaver para eventuais apertos financeiros. Assim sendo, assuma o ganho de hoje para suportar custos de amanhã contabilizando a sua poupança com o objectivo de proteção futura da taxa de juro.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro