Independência financeira – Quais o passos a seguir?

0
61
independência financeira

Neste artigo vamos falar de independência financeira e quais os passos a dar para obtê-la. Vemos o caso de muitos jovens que querem “ganhar a sua independência”. Também se dá a situação de pessoas mais adultas quererem a tal independência, apesar de que aqui a independência trata-se dum assunto mais difícil de alcançar talvez.

O que é independência financeira?

A independência financeira que estamos a considerar não se dá quando um jovem já não depende dos seus pais, mas sim quando alcançamos uma independência tal que podemos não trabalhar e depender apenas dos investimentos e dos rendimentos que estes geram.

Vamos então observar 5 passos para alcançar este tipo de independência financeira.

1. Reflicta na independência financeira

A sua família tem de estar “na mesma onda” em que você está. A decisão de querer alcançar independência financeira não afecta apenas a sua vida. Tem de traçar um plano financeiro. É mesmo isto que quer? Se sim, tem de se focar ao máximo, porque inicialmente tem de viver um pouco abaixo das suas possibilidades, como vamos ver no próximo ponto.

2. Constituir uma poupança

A poupança é quase que obrigatória para alcançar independência financeira num certo ponto da sua vida. Para constituir uma poupança significativa de modo que não precisará de trabalhar mais de futuro, irá ter de trabalhar necessariamente mais. Um orçamento familiar também é fulcral para entender em que é que pode aumentar rendimentos ou diminuir despesas.

A sua promoção, sem pressão, seria útil neste cenário visto que iria conseguir alcançar uma maior poupança mensal facilmente. Veja no artigo “O que temos de ter em conta numa promoção” meios para alcançar essa tal promoção.

3. Baixe as prestações das suas dívidas

Por falar em maior poupança mensal, baixar as prestações será extremamente conveniente. Se tem crédito habitação, crédito automóvel, crédito pessoal, outros créditos, ou seguros, a Reorganiza ajuda-lhe a baixar as prestações sem qualquer custo.

Isto aplica-se no crédito consolidado, crédito habitação, e mediação de seguros. É com muita satisfação que lhe iremos reduzir a taxa de esforço.

4. Fazer os investimentos correctos

Investimento imobiliário pode ser considerada para alcançar a independência financeira que pretende. Acções em empresas que estão para crescer ou juros compostos também pode ser uma boa aposta. Caso faça algum destes investimentos, nunca ponha em causa o fundo de emergência. Este é necessário e obrigatório em todas as situações.

5.Negócio próprio para ter independência financeira

Por último, o negócio próprio também é uma hipótese. Este é uma solução simples mas trabalhosa. O negócio próprio poderá desenvolver-se de tal maneira que chegará a vender a empresa ou encarregar outra pessoa de confiança que faça a sua gestão.

A independência financeira é um sonho para muitos. Um sonho que pode passar a uma realidade. Por exemplos, veja passos simples para alcançar a independência financeira.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anterior6 coisas maravilhosas depois de pagar uma dívida
Próximo artigoO melhor guarda-roupa sem gastar muito
Luís Cavaleiro Ferreira
O Luís é uma das novas promessas do Grupo Reorganiza. Estudou no Colégio Militar onde desenvolveu o gosto pelo desporto e o seu carácter. Foi depois para a Universidade Católica e ainda passou pelo Seminário de Caparide. Tem um grande gosto por perceber a origem dos problemas e das suas soluções e o seu lado humano dá-lhe uma grande sensibilidade para os problemas das pessoas, que procura solucionar.

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de