Investir no Imobiliário – Por Onde Começar?

0
267

Temos vindo a falar do investimento imobiliário nos últimos meses. Este é um tópico que está na ordem do dia. Neste artigo vamos falar-lhe de uma ferramenta que pode ser muito útil no início do seu caminho neste mundo ao mesmo tempo desafiante e emocionante.

Por onde começar?

Comprar um imóvel é para muitos um dos grandes passos que dão nas suas vidas. Um imóvel tem um custo avultado e representa uma despesa ou um investimento, dependo do lado onde estamos. Será que somos os arrendatários ou os investidores?

Dada a sua importância, é fenomenal que esta decisão seja ainda uma decisão tomada com base num nível superficial de análise, especialmente se estamos a falar da decisão entre a compra e o arrendamento. Um dos grandes objetivos da Reorganiza é contribuir para a melhoria do conhecimento em todos os temas de finanças pessoais. E o tema do investimento imobiliário é um tema que gostamos muito e sobre o qual não nos cansamos de sugerir muito estudo.

Que tal ler um livro diferente?

Há muitos livros teóricos sobre investimentos. Outros há que roçam a autoajuda e as ciências ocultas. Mas há livros que são muito úteis porque são baseados em duas premissas fundamentais:

  1. Conhecimento teórico sólido;
  2. Conhecimento prático e real.

Os vários livros que temos publicado na Reorganiza são baseados nisto mesmo. Em teoria que é aplicada todos os dias, na prática. E aqui trazemos a recomendação do livro do Artur Mariano:

Investir no imobiliário do 0 ao milhão.

Tive o prazer de conhecer o Artur há uns meses atrás e de conhecer o seu projeto de formação e de consultoria no investimento imobiliário. Este livro vem sistematizar algumas das ideias que já aqui partilhamos e outras sobre as quais ainda não tínhamos falado, daí que recomendemos que conheça este trabalho que certamente irá trazer ideias importantes para o seu investimento.

Ideias a destacar

O livro Investir no Imobiliário do 0 ao milhão é um livro que foca diversas áreas fundamentais quando falamos do imobiliário como um investimento (por contraponto do imobiliário para habitação):

  • Termos do investimento – Algumas das bases do investimento e que servem de base a qualquer investidor que quer começar a pensar nestes temas. O nosso preferido é o tema do rendimento que deve ser dos principais fatores a ter em conta ao analisar o retorno de uma carteira de imóveis.
  • Impostos – Um tema em constante mudança mas que pesa muito sobre o imobiliário.
  • Imóveis em comparação com outros ativos – Durante muitos anos não gostei do imobiliário mas alguns dos fatores de comparação fizeram-me mudar de ideias.
  • Diferentes estratégias no imobiliário – Podemos comprar casas para arrendar. Podemos comparar para remodelar ou vender. Ou podemos mesmo comprar e revender sem fazer obras. Cada estratégia tem as suas características e cautelas.
  • Financiamento – Um tema em que somos especialistas, falando de diferentes alternativas para financiar as suas compras. Por cá temos explorado os temas do crédito habitação e comprado alguns imóveis com recurso à alavancagem, veja porquê.
  • Como escolher um imóvel – Não é uma ciência mas exige bastante conhecimento e um processo coerente e com pés e cabeça. É fundamental ser consistente na procura e negociação de imóveis.
  • Como viver do imobiliário – Ideias interessantes que representam o sonho de muitas pessoas. Viver de rendimentos. É possível. É possível ter o dinheiro a trabalhar para nós.

E já agora, visite a plataforma da ArrowPlus. Além de mais informação sobre o livro, poderá encontrar um blog com vários artigos interessantes e outras ferramentas como calculadoras e simuladores de IMT, entre outros. 😊

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA