O Crédito Habitação está de volta?

Crédito

O Crédito Habitação está de volta?

2 min Partilhar 16 de Março, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Crédito Habitação

Depois de vários anos em que os bancos fecharam portas ao crédito para compra de habitação, privilegiando apenas os contratos que incidam sobre as casas que estes detinham (depois dos clientes as “entregarem” por impossibilidade de cumprimento), começa a haver uma maior abertura para o Crédito Habitação.

Os Bancos Já Começaram a Dar Mais Crédito Habitação

Não é só no crédito habitação que vemos maior abertura dos bancos. Também nos créditos pessoais e créditos ao consumo. Nunca esqueçamos que o negócio dos bancos consiste em emprestar dinheiro. Vários anos sem dar crédito começaram a pressionar os seus resultados…

Os spreads Têm-se Vindo a Reduzir

Apesar da maior abertura para concessão de crédito habitação, os spreads praticados pelos bancos continuam ainda elevados. No entanto, temos visto alguns bancos com spreads a partir de 1.70%-1.80% e a tendência será para que continuem a reduzir-se (apesar de esperarmos que não se venham a verificar os valores “loucos” de 2007-2008.

Se repararmos, a taxa de juro que o cliente paga é calculada pela seguinte forma:

EURIBOR + SPREAD = TAXA DE JURO

Acontece que o custo do dinheiro para os bancos portugueses não é igual à EURIBOR. É bastante superior. Assim, a única forma que o banco tem de passar o seu custo para o cliente é subindo o spread cobrado ao cliente.

Apesar dos spreads ainda serem elevados, o baixo nível da EURIBOR (estão perto de 0,0%) pode tornar o valor das suas prestações mais reduzido. Sendo uma realidade, deverá fazer uma avaliação cuidada para não acontecer que dentro em breve não consiga pagar as suas prestações (atenção que a EURIBOR irá começar a subir mais cedo ou mais tarde).

Se Precisar de Crédito Pesquise Diferentes Alternativas

Sugerimos sempre que crie o hábito de procurar toda a informação, pesquisar alternativas e negociar. Apesar de atualmente ser difícil conseguir baixar as taxas que nos são cobradas, tal não significa que seja impossível. Deste modo, procure toda a informação e visite vários bancos. Procure preparar o seu processo de candidatura com cuidado. Se precisar utilize o simulador de crédito habitação.

E as Casas dos Bancos?

A compra de casas de bancos pode ser uma boa alternativa para a sua habitação. Contudo, deverá considerar que comprar uma casa ao banco implica que não terá grande poder negocial na redução do preço da compra bem como a oferta em zonas mais apetecíveis é muito reduzida. Tenha também atenção com os vários produtos que lhe são propostos e que podem encarecer em muito a sua prestação mensal – faça uma análise à TAEG!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros