O que é o Período De Carência nos Seguros?

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O que é o Período De Carência nos Seguros?

1 min Partilhar 30 de Janeiro, 2019

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Se tem um seguro ou se está a pensar fazer um seguro tem de conhecer o conceito de período de carência. Neste artigo mostramos-lhe o que é um período de carência nos seguros e convidamos a deixar as suas dúvidas e comentários no final.

O Que É O Período de Carência?

Um período de carência é um espaço de tempo no qual não tem direito a ser ressarcido de algum sinistro. Ou seja, estará a pagar um prémio de seguro e não poderá ativar as garantias do seguro. Por exemplo:

  • Seguro de saúde com cobertura de parto – Na maioria dos casos terá um período de carência mínimo de 9 meses. Tipicamente será de 12 meses. Saiba Como Escolher um seguro de saúde.
  • Seguro de proteção ao emprego – Não poderá fazer um crédito com seguro de proteção ao crédito e ficar desempregado no mês seguinte.

Como estes existem outros exemplos. A ideia é evitar situações fraudulentas ou algum aproveitamento. Por exemplo, já estar grávida e querer que a companhia de seguros lhe pague um parto dentro de 1 mês.

Assuma Uma Postura De Prevenção

Infelizmente só nos lembramos dos seguros quando temos um sinistro. Mas a questão mais importante prende-se com o papel dos seguros. Os seguros servem para transferirmos as consequências/impactos de um acontecimento negativo para terceiros (por exemplo, no seguro auto transferimos os riscos do sinistro automóvel para uma companhia de seguros e viveremos mais descansados, sem pagar multas). E isso temos de compensar estes terceiros. Por que não assumir uma postura de prevenção ou de antecipação? Pense quais os riscos que quer ver protegidos e consulte um mediador para o apoiar na sua decisão.



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