Porque deve Saber as Suas Prioridades Financeiras | 3 Simples Dicas

Todos nós sabemos os benefícios do acompanhamento das nossas Finanças Pessoais, pois permite-nos planear, controlar e optimizar as nossas receitas e despesas.

Tal acompanhamento deverá ter sempre associado um Plano Financeiro onde estarão claramente identificados os seus objectivos financeiros, como por exemplo, comprar um carro, poupar para a reforma, poupar para Educação dos seus filhos, etc…

Com os objectivos claramente identificados surge a necessidade de saber quais as suas prioridades financeiras, isto é, o que para sí é mais importante e como tenciona alcançar esse objectivo. Assim sendo, existem 3 Simples Dicas para descobrir quais as suas prioridades financeiras, nomeadamente:

Decida o que é Importante

Saber o que para si é mais importante irá influenciar as suas prioridades financeiras, pois permite que tenha maior sensibilidade com a sua situação financeira. Uma análise cuidada das suas fontes de rendimento e para onde canaliza mensalmente essas fontes permitirá descobrir o que para sí é mais importante, pois, os seus hábitos de consumo manifestarão as despesas regulares e evidenciarão os gastos desnecessários e possíveis de eliminar ou optimizar.

A optimização permitirá focalizar-se nas suas prioridades pois permitirá saber exactamente o que pretende fazer com os seus rendimentos, mas também lhe dará meios para atingir os seus objectivos e conduzir as suas prioridades.

Simplesmente estará em condições de olhar com segurança sobre os seus objectivos futuros, focar-se nos mesmos e saber exactamente o caminho a tomar. Em exemplo é estipular como prioridade poupar dinheiro ou poupar ainda mais dinheiro para criar um fundo de emergência que suporte pelo menos 6 meses de despesas ou ainda para planear a sua reforma.

Concentre-se no que é Mais Importante

Esclarecido sobre quais as suas prioridades é quais os objectivos que pretende alcançar no curto e longo prazo é necessário focalizar toda a sua atenção nos mesmos. Averigúe o que necessita de ser feito, quais são as suas necessidades, meios para os alcançar. Não hesite em questionar-se…

Necessito de Organizar a minha Vida? Terei de Mudar a minha Vida?

Tudo é importante quando possui as suas prioridades organizadas com caminhos detalhados. Um exemplo onde concentrar todos os esforços é fundamental e só através de uma correcta gestão das finanças pessoais é que é possível concretizar tal objectivo, é quando define como prioridade fundamental amortizar os seus créditos, onde um correcto planeamento da carteira de créditos que possui e uma organização dos objectivos de acordo com uma estratégia eficaz permitirá atingir resultados satisfatórios.

No contexto da redução do endividamento, poderá também optar pela transferência do seu crédito habitação ou mesmo pela consolidação de créditos, ambas soluções interessantes e que permitem reduzir os custos financeiros em perto de 30%-40% todos os meses.

Acompanhe a Evolução

É inútil estipular prioridades e objectivos, definir metas e consumir recursos se não os acompanhar com alguma periodicidade. Necessita de acompanhar os resultados alcançados e visualizar e rever as prioridades definidas, pois assim irá se sentir motivado e conseguira concretizar todos os objectivos tendo em conta as prioridades estabelecidas.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro