11 Principais Elementos a Verificar numa Nota Euro

Todos nós diariamente movimentamos dinheiro, podendo ser com os cartões de crédito e débito, ou em espécie, as notas e as moedas.

Recentemente, tem vindo a surgir cada vez mais noticias quanto ao aumento do número de notas falsas a circular no mercado.

Tendo presente esta realidade, vamos hoje identificar quais os 11 Principais Elementos a Verificar numa Nota Euro.

1 – Toque do Papel

O papel é firme e ligeiramente sonoro e, em algumas partes, mais espesso. Outra curiosidade é o papel da nota ser de algodão puro.

 width=

2 – Marca de Água

Por marca de água entende-se como um conjunto de sombras que forma uma imagem e um número torna-se visível.

È possível ver uma marca de água colocando a nota contra a luz reproduzindo o número representativo do valor da nota.

 width=

3 – Filete de Segurança

O Filete de segurança é possível identificar através de uma linha escura que se torna visível quando se coloca a nota contra a luz e o filete de segurança está totalmente integrado na nota.

 width=

5 – Elemento que Muda de Cor

O elemento que muda de cor só está presente nas notas de 50, 100 e 200 euros e é possível se verificar sempre que se inclina uma nota, permitindo que onde o numero que representa o valor da nota muda de cor, passando de púrpura a verde-azeitona ou castanho.

 width=

6 – Banda Iridescente

A banda iridescente está presente no verso das notas de 5, 10 e 20 euros quando se inclina, devolvendo, uma banda iridescente ou dourada com os algarismos do valor e o símbolo visíveis.

 width=

7 – Impressão em Relevo

A impressão em relevo está presente em todas as notas na frente das mesmas e podemos facilmente sentir essa impressão se deslizarmos o dedo sobre a mesma.

As notas de 200 e 500 euros possuem ainda mais informação para os cegos e amblíopes, possuindo uma impressão em relevo adicional junto aos bordos.

 width=

9 – Picotado

É possível ver o picotado em forma do símbolo Euro na banda ou elemento holográfico sempre eu se coloca a nota contra a luz.

 width=

10 – Microimpressão

É possível verificar em algumas partes da nota  caracteres minúsculos embora sejam legíveis a olho nu ou com uma lupa. Embora pequenos a sua leitura é nítida.

 width=

11 – Propriedades Ultravioleta

As propriedades ultravioletas são visíveis à luz ultravioleta em ambos os lados da nota, sendo que na frente das notas a bandeira da União Europeia é verde e as estrelas são cor de laranja, a assinatura do Presidente passa a verde e as estrelas brilham.

No verso, o mapa a ponte e o numero que representa o valor da nota passam a verde ou amarelo.

 width=

 width=

Por hoje é tudo. Se pretenderem mais imformação o Banco de Portugal possui uma aplicação bastante intuitiva.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro