4 Passos para Ter o Dia que Deseja

Desenvolvimento Pessoal

4 Passos para Ter o Dia que Deseja

3 min Partilhar 16 de Maio, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
dia feliz

Todos nós temos dias bons e dias que consideramos menos bons, então o que fazer quando estamos a vivenciar um dia menos bom?

Primeiro é fundamental conhecer-se a si próprio, sabendo assim, o que lhe pode estragar o dia e quanto tempo permite que esse acontecimento lhe estrague esse dia.

A PNL (Programação Neuro Linguística) tem uma técnica que o pode ajudar a superar um dia menos bom, fazendo com que mantenha uma perspectiva positiva e o dia feliz que tanto deseja.

A nossa mente funciona como um “filtro”, logo tudo o que sentimos, pensamos, vemos e ouvimos a nossa mente processa. Assim sendo, sempre que surge um acontecimento menos bom, uma contrariedade é como se os seus “filtros” fossem “restaurados” e a partir desse momento o seu dia fica mais cinzento, porque está focado nesse acontecimento menos bom e a sua mente está a “alimentar-se” desse sentimento.

Por exemplo, você gosta do seu emprego mas chega ao seu local de trabalho e o seu chefe ou o seu colega de trabalho faz um comentário injusto a seu respeito, ou, um amigo criticou algo que você faz ou fez – o seu dia vai ficar todo nublado.

Permitir que o seu dia se mantenha cinzento à mercê do comportamento de outras pessoas, pode ter custos muito elevados em termos de auto estima, paz de espírito e até mesmo de rendimento.

Horas ou mesmo dias de felicidade, motivação, entusiasmo, produtividade podem ser perdidas por um comentário imprudente de um colega ou um chefe, nestes casos, permiti-mo-nos tornar vitimas de um processo de ancoragem.

Uma ancora resulta numa mudança imediata de estado, ou seja, logo que o gatilho negativo é activado pelo comportamento de alguém, nós rapidamente nos movemos para um estado negativo. Assim sendo, você passa a ver todos os acontecimentos do seu dia de forma pessimista, tornando difícil brotarem pensamentos positivos e fortalecedores.

dia feliz

Conheça os quatro passos para recuperar uma perspectiva positiva e ter o dia que deseja

Substitua o Pensamento Negativo por um Positivo

Faça uma reposição de pensamento, prepare antecipadamente um pensamento positivo para cada situação em particular. Concentre os seus esforços para encontrar quatro memórias poderosas  para reunir a sua combinação de pensamentos positivos de reposição. Por exemplo, no trabalho, faça uma lista de todas as coisas que mais gosta.

Reforce o Pensamento Positivo de Reposição

Reforce o pensamento de reposição pensando nele algumas vezes por dia, durante cerca de uma semana. Tenha a certeza que esse pensamento evoca uma forte sensação. Essa é chave.

Use Instantaneamente o Pensamento de Reposição

Use-o instantaneamente sempre que ocorrer uma situação que destrua o seu bom humor. É importante mudar fisicamente o seu estado, levante-se, caminhe, beba um pouco de água, faça uma pausa para respirar, etc. Isso irá interromper o efeito da ancoragem. De seguida, active o pensamento de reposição.

Ajuste o Pensamento de Reposição de Forma a Torná-lo Mais Real e Poderoso

Se o processo não resultar na sua plenitude é necessário ajustar o pensamento de reposição, de forma a tornar-se mais poderoso. Traga para sua mente pensamentos positivos, através de imagens, sons ou sentimentos de forma a tornarem-se mais fortes. Descubra melhores exemplos e pratique trazendo-os para a sua mente facilmente de forma a que lhe traga boas emoções.

Faça o seu próprio dia! Seja Maior!

Para o seu sucesso



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro