Skip to main content
search

O novo ano está mesmo à porta. E muitos de nós começam a fazer o balanço do que passou e a pensar em como levantar voo e cumprir desejos e objetivos no próximo ano. Não só o aconselhamos a cumprir as várias fases que levam a uma mudança de comportamento, como lhe apresentamos, para além dos nossos artigos, outros tantos que publicam nesta área e podem ajudá-lo a ter um melhor ano novo nas suas finanças pessoais.

É também por tralharmos nesta área que sabemos que informação transparente e apoiada em boas fontes, quando transformada num hábito, pode levar-nos para o próximo nível do que quer que queiramos aprender ou melhorar. Uma das melhores coisas que pode fazer pelo seu 2022 é aprender a lidar melhor com realidades como poupança, gestão ou investimento, dado que são uma realidade na vida de todos.

Porque é difícil cumprir as resoluções de Ano Novo?

De acordo com alguns modelos comportamentais, como o Modelo Transteórico da Mudança do Comportamento (MTMC), é preciso passar por 5 etapas na sua vida para conseguir mudar determinados hábitos: a pré-contemplação – quando negamos ter um problema, mas as pessoas à nossa volta o reconhecem; a contemplação – onde começamos a pensar nas vantagens e desvantagens de mudar hábitos; a preparação – quando tomamos medidas para nos preparamos para a mudança; a ação – mudamos os hábitos; e, por fim, a manutenção – percebemos como manter estes hábitos a longo prazo.

A psicologia diz que um dos problemas em fazer uma resolução de Ano Novo pode estar na incompatibilidade com alguma destas 5 fases ou mesmo com o ter de começar logo na 4ª, ligada à ação, quando as outras não estão sedimentadas. Não faça resoluções por pressão. Pense na sua vida financeira, reorganize a sua vida e comece por ler um artigo diário sobre como fazê-lo. Estará a dar um ótimo primeiro passo.

Atente nestas sugestões:

Blogues:

Imprensa da especialidade:

Sites temáticos e empresariais:

telefone
calculadora