Skip to main content
search

O seguro multirriscos apenas é obrigatório se tiver um crédito habitação sobre seu imóvel. No entanto, é o seguro mais importante para qualquer casa, já que o protege contra sinistros imprevistos poupando-lhe dissabores e dinheiro.

O seguro multirriscos não é obrigatório é distinto de seguro de incêndio

De facto, o seguro multirriscos não é obrigatório. De facto, em termos de seguro sobre imóveis apenas é obrigatório o seguro de incêndio e só no caso de frações em regime de propriedade horizontal.

No entanto, se recorrer a crédito habitação para compra da sua casa podemos dizer que neste caso este seguro é obrigatório, já que sem a sua contratação o seu empréstimo não lhe é concedido.

Mas mesmo não sendo obrigatório proteja o seu imóvel com um seguro multirriscos. Vai poder dormir descansado e proteger quer o seu imóvel quer as suas finanças.

O que cobre um seguro multirriscos?

Um seguro multirriscos é um seguro mais abrangente que um simples seguro de incêndio, porque cobre também:

  • Reparação de danos causados por incêndios, explosões, quedas de raios e aluimento de terras, inundações, tempestades e riscos elétricos no edifício, na sua fração ou em outras frações e partes comuns;
  • Reparação de danos em bens móveis da habitação;
  • Indemnização por furto ou roubo;
  • a responsabilidade civil do segurado e pessoas do seu agregado familiar (caso seja necessário indemnizar terceiros por danos causados);
  • indemnizações por morte do segurado ou cônjuge, em consequência de incêndio, queda de raio, explosão ou roubo, quando ocorrida na habitação.

Note que na maior parte dos seguros fenómenos sísmicos não estão cobertos. Assim, caso queira cobrir este risco terá de o contratar como cobertura complementar.

Pode ainda adicionar coberturas adicionais

Alguns seguros já têm algumas coberturas adicionais incluídas, mas existem outros em que as tem de contratar à parte. Estamos a falar de assistência ao lar, que cobre reparações de eletrodomésticos, por exemplo. Ou ainda, caso a casa esteja inabitável devido ao sinistro, a sua estadia temporária noutro local e transporte e guarda dos seus bens.

Mas não cobre danos em bens pessoais

De facto, seguro multirriscos não cobre danos em bens pessoais, como quadros por exemplo. Neste caso, caso queira cobrir este risco tem de fazer um seguro de recheio.

Ao contratar o seguro multirriscos tem de definir o capital seguro

O valor do capital seguro deve ser o custo de mercado de reconstrução do imóvel já que que será com base este valor que a seguradora o irá indemnizar. Para conhecer o da sua casa use o simulador desenvolvido pela Associação Portuguesa de Seguradores (APS)

Tem de definir o valor do capital seguro ao contratar o seguro, mas também o pode ajustar durante o contrato. E note que não tem qualquer vantagem em fixar um valor superior, já que a seguradora apenas indemniza com base no custo de mercado de reconstrução.

Como poupar num seguro multirriscos

Claro que quanto mais coberturas o seu seguro englobar mais protegido está, mas também maior será o prémio que tem de pagar.

Mas existe sempre a possibilidade de poder poupar na sua contratação, para isso:

1 – Defina quais as coberturas que pretende

2 – Peça propostas a várias seguradoras, como a concorrência entre elas é grande há sempre a possibilidade de encontrar uma em que pague menos pelas mesmas coberturas

3 – aproveite as campanhas – por vezes as seguradoras têm campanhas com grandes vantagens em termos de coberturas e prémios e por isso esteja atento às mesmas. A poupança pode ser grande.

4 – Compare as propostas, analisando as coberturas e as exclusões (ou seja o que não está coberto pelo seguro)

5 – Veja se pode ter descontos adicionais, como seja pagar anualmente e evitar o pagamento da taxa de fracionamento do prémio.

Fale com a Reorganiza, podemos ajudá-lo a poupar nos seus seguros

A Reorganiza tem uma equipa de especialistas que o pode ajudar na contratação deste seguro e ao mesmo tempo poupar. Vai analisar as ofertas das seguradoras apresentando-lhe, sem qualquer custo para si, os que mais se ajustam às suas necessidades e se adaptam à sua situação financeira. Lembre-se connosco as suas finanças estão em boas mãos.

telefone
calculadora