Se tem como objetivo ter um orçamento equilibrado, saiba que o deve redefinir. O seu objetivo financeiro deve ser um orçamento familiar desequilibrado e não o contrário. Confuso? Nós explicamos.
Porque deve ter um orçamento familiar?
Ter um orçamento familiar é importante já que serve para controlar a sua vida financeira. Ou seja, ser o dono do seu próprio dinheiro.
Dito de outra maneira, um orçamento permite-lhe saber, de forma rigorosa, que dinheiro tem no início do mês quando recebe o seu ordenado e onde gasta cada euro do mesmo.
Como fazer um orçamento familiar
A maneira mais fácil de fazer um orçamento familiar é recorrer a uma folha de Excel. Também o pode fazer numa folha de papel ou numa agenda, mas recorrer a uma folha de cálculo é mais fácil, já que forma simples e automática pode atualizar ou corrigir valores.
Registe os seus rendimentos
Registe ao cêntimo o valor que recebe por mês: por exemplo ordenado e subsídio de almoço. Mas se no mês em causa receber outros rendimentos registe-os também.
Registe todas as suas despesas e classifique-as
Agora chegou a parte mais difícil e que implica uma disciplina da sua parte: registar com precisão as suas despesas (e também ao cêntimo claro). Lembre-se que os seu objetivo é saber o destino da cada euro que gastou no mês.
Depois de ter registado as suas despesas, classifique-as em grupos como pagamento de empréstimos pessoais, pagamento do seu crédito habitação, seguros, alimentação, lazer, vestuário. Se não conseguir enquadrar numa categoria especifica, arranje uma com o nome de “diversos”. Se estiverem em grupos, o seu controlo é mais fácil. Pode também usá-los para definir em qual pode ter de diminuir gastos.
E pronto, agora já tem um orçamento: as suas receitas e as despesas mensais.
Ter um orçamento equilibrado é mau para a sua vida financeira
A definição de orçamento equilibrado é ter valores idênticos de receitas e despesas. Ou seja, o valor do seu rendimento é igual à soma de todas as despesas que tem no mês. Ou como se costuma dizer “é chapa ganha, chapa gasta”. Mas é isto que pretende para si?
Um orçamento equilibrado não permite poupar
Se os seus rendimentos se destinam a cobrir todas as suas despesas então não consegue poupar. Não está a ter uma folga financeira que lhe permite pôr de parte um valor para constituir ou reforçar o seu fundo de emergência , ou poupar para um objetivo que definiu, como seja por exemplo fazer aquela viagem que tanto gostaria de fazer. Ou mesmo poupar para compensar a quebra de rendimentos que vai ter quando entrar na reforma .
Um orçamento equilibrado é um risco para as suas finanças
De facto é. Se o seu rendimento atual cobre a totalidade das suas despesas, o que acontece se por exemplo, num determinado mês estas subirem, sem que ocorra uma subida idêntica nos seus rendimentos? Vai ter um saldo negativo na sua conta bancária. E pode até entrar em incumprimento.
Foi o que aconteceu algumas famílias quando a Euribor subiu, e por isso os seus encargos financeiros também subiram.
Convencido que um orçamento equilibrado é um risco para as suas finanças?
Desequilibre o seu orçamento para o lado das receitas
As suas receitas têm de ser superiores às suas despesas, só assim tem um saldo positivo que lhe permite poupar, para ganhar a tão desejada felicidade financeira e poder ser dono de si mesmo.
Se não é o seu caso, fale com a Reorganiza, temos uma equipa de especialistas que o ajudará a reorganizar a sua vida financeira, reduzindo encargos financeiros e prémios de seguros. Lembre-se connosco as suas finanças estão em boas mãos.