Conhecer a Pordata – Descomplicar as estatísticas de Portugal?

Desenvolvimento Pessoal Educação Financeira Finanças Pessoais

Conhecer a Pordata – Descomplicar as estatísticas de Portugal?

2 min Partilhar 16 de Março, 2018

Search
Generic filters
Exact matches only
academia pordata

Nos últimos anos tivemos verdadeiras lições de “economês” em Portugal. Com a crise surgiram nas notícias inúmeras notícias sobre dados económicos e sobre interpretações de factos que certamente trouxeram alguma confusão. Neste artigo mostramos-lhe a plataforma e a academia que nos ajuda a descomplicar as estatísticas de Portugal, a Academia Pordata.

Tenha acesso a informação de qualidade

As notícias económicas e sociais têm sido uma constante. O problema é que podemos olhar para os números das mais variadas formas. Podemos interpretar a informação mais ou menos como queremos e para concluir aquilo que nos convém. Especialistas desinformados são muitos, pelo que é importante ter acesso aos dados fatuais e tirar as nossas conclusões.

Numa altura em que tendemos a acreditar mais nas notícias das redes sociais do que nos factos e num momento em que parece que não temos fontes de informação confiáveis, surgiu o projeto da Pordata, da responsabilidade da Fundação Francisco Manuel dos Santos. A Pordata é um repositório de informação de qualidade e que garante que temos acesso aos factos (e não às interpretações).

Saiba mais sobre a Academia Pordata: formação em análise de dados estatísticos.

Faça as suas análises com calma e no conforto da sua casa

Os factos ajudam-nos a pensar os problemas e desenvolver um espírito crítico. Certamente que existem em Portugal muitos “mitos urbanos” ou factos que gostaríamos de ver esclarecidos, como por exemplo:

  • Será que temos mesmo um problema de produtividade em Portugal?
  • Como tem evoluído o preço dos combustíveis em comparação com os outros países?
  • E será que o preço das casas já subiu demasiado?
  • Será que o nosso salário mínimo tem acompanhado o crescimento económico e a inflação?
  • Será que o Euro encareceu a vida dos portugueses?

Estas e outras perguntas podem ser respondidas com uma pesquisa atenta à Pordata, uma ferramenta que nos permite comparar os dados estatísticos de Portugal com os dados de outros países. Tem um conjunto de infografias, gráficos, estatísticas e informação que será muito útil.

Como descomplicar estes dados todos?

Talvez uma das características do mundo de hoje seja o excesso de informação. Torna-se muito difícil descomplicar os dados pois existe muita informação ao nosso dispor. Se a Pordata facilita muito o trabalho, a Academia Pordata ajuda-nos a conhecer os dados estatísticos, a organização da informação, a encontrar, interpretar ler e analisar os dados estatísticos que tanta falta nos fazem.

Sejamos estudantes nas escolas ou nas faculdades. Sejamos profissionais à procura de informação para melhor decidir. Sejamos mediadores imobiliários que querem recomendar os melhores investimentos para os nossos clientes. Sejamos adultos que pretendem estar bem informados. O que sejamos, temos informação gratuita ao nosso dispor…

Inscreva-se gratuitamente no curso “Conhecer a Pordata”

A Academia Pordata disponibiliza-lhe um curso chamado “Conhecer a Pordata”. Este é um curso grátis e que tem a duração de 60 minutos. No final tem acesso a um certificado. Com este curso irá conhecer todas as potencialidades da Pordata e tirar o melhor partido desta ferramenta. Por que não apresentar este curso na sua escola ou no colégio do seu filho? Inscreva-se e partilhe as potencialidades da Pordata.

Saiba mais sobre a Academia Pordata: formação em análise de dados estatísticos.

Veja aqui outros artigos semelhantes.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro