Como abrir uma empresa?

Finanças Pessoais

Como abrir uma empresa?

3 min Partilhar 19 de Outubro, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
abrir uma empresa

Tem uma ideia inovadora, que gostaria de implementar? Já fez um Plano de Negócios e conseguiu financiamento, mas não sabe quais os passos a seguir para abrir a sua empresa? Não se preocupe, pois ao longo deste artigo, iremos guiá-lo nos passos que deve seguir para a criação da sua empresa, seja no modo presencial seja online. Os procedimentos são bastante simples, estando o processo muito facilitado, pelo que não terá um grande trabalho para formalizar a constituição da sua empresa.

Como abrir uma empresa presencialmente

A forma mais simples e prática de abrir presencialmente a sua empresa, é através do formato dos balcões “Empresa na Hora”. De uma forma simples, que não lhe levará mais do que 1 hora, conseguirá constituir a sua empresa.

Neste modelo, O único trabalho que terá, aquando da constituição da sua empresa, passa por todos os sócios terem de estar presencialmente no local, ou fazerem-se representar pelo procurador (neste caso, é necessário levar uma procuração).

Nome da Empresa

O primeiro passo a seguir, após chegar ao balcão “Empresa na Hora”, passa por escolher o nome da sua empresa. De modo a facilitar o processo, pode aceitar o nome constante na listagem que lhe for apresentada, ou optar por uma denominação composta pelos nomes dos sócios. Se quiser que a sua empresa tenha outro nome mais específico ou complexo, deverá levar consigo o Certificado de Admissibilidade, passado pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas do IRN – Instituto dos Registos e do Notariado. Este certificado tem de ser pedido uns dias antes (tenha em atenção que pode demorar algum tempo a ter a aprovação).

Pacto Social

O passo que se segue ao da escolha do nome da sua empresa, passa por escolher um dos pactos sociais pré-aprovados no portal “Empresa na Hora” ou na pasta de pactos disponibilizada no local do atendimento. Pode optar por levar o seu pacto social, com as regras específicas que pensou para a sua empresa. No entanto, recomendamos que escolha um advogado da sua confiança para o aconselhar neste processo.

TOC

O passo seguinte passa por designar um Técnico Oficial de Contas (TOC) ou escolher um da bolsa de TOC’s disponibilizada. Escolha um bom contabilista que garantirá que tem as suas contas controladas e todas as obrigações fiscais bem acompanhadas. Este passo é importante. Sim, terá de pagar pelo contabilista, mas o contabilista é um grande apoio para evitar problemas.

Capital Social

Para concluir o processo, deverá fazer o depósito do valor do capital social, numa conta bancária aberta em nome da empresa, num prazo de 5 dias úteis após a constituição da empresa. Embora não seja tão prático, pode igualmente optar por fazer o depósito desse valor, em numerário, nos cofres da empresa, até ao final do primeiro exercício económico.

Documentos a apresentar

No momento da constituição da empresa, todos os sócios, ou procuradores, devem apresentar um documento de identificação válido (cartão de cidadão, bilhete de identidade, passaporte ou autorização de residência). Devem igualmente indicar os respetivos números de identificação fiscal (NIF).

Valor a pagar

O valor a pagar, pela constituição do processo no balcão “Empresa na Hora, deve ser feito, no momento da constituição da sua empresa, estando atualmente fixado nos 360 euros. Assim que o pagamento for efetuado, receberá, no imediato:

  • Pacto Social
  • Código de acesso à Certidão Permanente de Registo Comercial (prazo 3 meses)
  • Código de acesso ao cartão eletrónico da empresa
  • Número de segurança social da empresa

Como abrir uma empresa online

Através da “Empresa Online”, é igualmente possível abrir a sua empresa, no caso desta ser uma sociedade anónima, por quotas ou unipessoal por quotas.

Os procedimentos, documentos e custos para criar a sua empresa na “Empresa Online”, são exatamente os mesmos dos requeridos na “Empresa na Hora”.

Atenção: não se esqueça de fazer o registo de beneficiário efetivo, no prazo de 30 dias a contar da data de constituição da empresa.

Como viu, o processo de criação da sua empresa, é mais simples do que pode parecer. Resta agora focar-se em rentabilizar o seu investimento 🙂



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro