Como Definir Objectivos Inteligentes para Alcançar quase Tudo o que Deseja na Sua Vida

Coaching Desenvolvimento Pessoal

Como Definir Objectivos Inteligentes para Alcançar quase Tudo o que Deseja na Sua Vida

5 min Partilhar 10 de Agosto, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
Objetivos financeiros

Todos nós temos sonhos. Sonhos que para nós poderão ser objectivos ou metas que desejamos alcançar para nos sentirmos felizes, realizados e acima de tudo mais confiantes.

Contudo, nem todos nós iremos conseguir alcançar os sonhos que possuímos. Sabemos tão claramente o que fazer que tal conhecimento nos impede de avançar, quase como se uma força puxa, impede e nos faz abrandar ou até nem começar na concretização dos nossos sonhos.

Por outro lado, existem pessoas capazes de dar o primeiro passo. De desenvolver foco nos seus objectivos e procurar incansavelmente a concretização dos mesmos, de forma impressionante, motivante e contagiante.

Então mas o que será que distingue essas pessoas de todas as outras? O que será que move, que as motiva para a acção?

Hoje vou lhe deixar aqui uma ferramenta importante na concretização dos seus objectivos ou, por outras palavras, na concretização do que mais deseja para a sua vida.

Objectivos

Descubra o seu Verdadeiro Potencial para Concretizar seus Objectivos

Segundo a definição:

Objectivo significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar…

Deste modo, um objectivo só é alcançável se puder, hoje, agora, visualizar claramente o resultado do mesmo, ou seja, se conseguir visualizar o fim, o momento onde o objectivo se encontra satisfeito, concretizado.

Esta visualização torna o objectivo alcançável e mensurável, no entanto, ele poderá não ser alcançável se não possuir todos os recursos necessários para o fazer.

A necessidade de considerar os recursos possui para alcançar os objectivos que deseja para a sua vida é uma das principais diferenças entre as pessoas que concretizam seus objectivos e as pessoas que não conseguem concretizar os mesmos.

Ambos o desejam intensamente, mas uns possuem mais recursos do que outros.

Confuso?

Veja o seguinte exemplo, muito bem dado pelo Dr. Miguel Lucas do blog Escola Psicologia;

Se você mede um metro e meio, não faz sentido decidir que o resultado que deseja alcançar é vencer o concurso de afundanços da NBA. Ainda que se dedique de corpo e alma, e empreenda todos os esforços ao seu alcance. O resultado só poderá ser um, insucesso.

Na prática se não você possui os recursos necessários para concretizar o objectivo que pretende, o seu objectivo é não alcançável, logo o resultado será o insucesso, a frustração.

Perante este possível resultado, os seus sonhos não poderão assim ser satisfeitos e você irá sempre viver em sonhos.

Esta conclusão permite-lhe desenvolver internamente a aceitação da impossibilidade de conseguir realizar seus objectivos . Isto poderá ser um passo fundamental para avançar no desenvolvimento de novos sonhos e objectivos.

É o primeiro passo, na verdade. É o momento em que comunica consigo próprio sobre as suas capacidades e habilidades para alcançar seus sonhos. É o momento em que a sua mente inicia um processo de reformulação e pesquisa das suas prioridades, propósitos, valores e desejos.

Este momento, para muitas pessoas pode ser o primeiro passo para o sucesso. Para a descoberta das suas verdadeiras capacidades e habilidades e, acima de tudo, do seu verdadeiro potencial.

Assim sendo, comece agora mesmo por analisar os seus sonhos e objectivos e descubra se tem recursos necessários para os concretizar. Descubra se algo o impede, algo que você não simplesmente não consegue ultrapassar.

Não desanime se concluir que é impossível concretizar os objectivos que sonha para a sua vida. Poderá ser apenas o primeiro passo para o seu sucesso.

Todavia, se conclui que é possível ou existe uma pequena possibilidade de concretizar seu objectivo, então comece agora mesmo a planear como o vai concretizar e, para isso, vou partilhar aqui algumas das dicas mais importantes para alcançar tudo o que deseja para a sua vida.

Tome Foco no Que Realmente Quer Alcançar

O poder do foco está associado ao sucesso pessoal e profissional. Quando toda a sua atenção e forças se direccionam em uma única direcção é certo que irá lá chegar muito mais rápido do que as pessoas que andam distraídas.

Se sabe claramente qual o seu sonho. Melhor, se sabe claramente qual o seu objectivo, o foco permitirá visualizar a meta. Permitirá visualizar-se a festejar a conquista de tal objectivo. Permitirá até visualizar todos os passos que irá dar para concretizar o seu objectivo.

Torne claro o seu objectivo. Faça-o parecer tão claro que até consegue sentir as emoções do objectivo cumprido. Consegue sentir a satisfação, o orgulho, o alivio, a alegria permanente.

Visualize e mantenha tal visualização a todo o momento da sua caminhada para a concretização do seu objectivo.

Torne seu Objectivo SMART

Especifico, Mensurável, Atingível, Realista, Temporal. Estes são os elementos dos objectivos SMART.

Certifique-se que o seu objectivo é SMART. Certifique-se que ele é:

  • Especifico – o mais concreto possível. Tão concreto que qualquer pessoa ao saber qual o seu objectivo é capaz de o visualizar claramente;
  • Mensurável – quantificável. Capaz de ser medido. Lembre-se da seguinte citação: O que não pode ser medido não pode ser gerido. Você vai precisar de saber em que fase se encontra na concretização do seu objectivo e quando o mesmo é alcançado e isso só é possível se o seu objectivo for mensurável.
  • Atingível – é certo que os objectivos dos seus sonhos deverão ser ambiciosos. Na verdade pretende-se que o seu objectivo seja ambicioso pois só assim ele será motivante. Todavia, que não seja demasiado ambicioso, pois poderá se tornar inatingível. Lembre-se do exemplo do Dr. Miguel Lucas bem acima.
  • Realista – recursos. Possui recursos para atingir o seu objectivo. Ele está dentro das suas possibilidades, capacidades e habilidades. Sente-se motivado para o alcançar? Ele faz sentido na sua vida?
  • Temporal – quando pretendo o alcançar? Atenção, não existe um dia destes… Quero saber o dia especifico em que pretende concretizar o seu objectivo. Só assim você assume o compromisso e a responsabilidade de trabalhar para o alcançar.

Objectivos

Crie Pequenos Objectivos Diários

No nosso ponto de vista. Criar pequenos objectivos diários com vista a alcançar um objectivo maior, como por exemplo, correr 5 km dentro de 6 meses ou perder 10Kg em 5 meses, pode fazer toda a diferença entre os que conseguem alcançar o objectivo e os que ficam pelo caminho.

Se pretende correr 5km dentro de 6 meses. Comece por estabelecer pequenos objectivos diários, como por exemplo, começar por caminhar 30 minutos. Ao fim de uma semana, somar aos 30 minutos de caminhada, 5 minutos de corrida de forma controlada e assim sucessivamente.

O importante é estabelecer pequenos objectivos diários, relativamente fáceis de concretizar e que obedeçam aos seguintes critérios:

  1. É possível tomar foco sobre o objectivo e o visualizar claramente;
  2. Obedece aos requisitos de objectivos SMART;
  3. É um pequeno passo para uma caminhada maior.

Lembre-se que 5km são apenas 1 metro repetido por 5000 vezes.



Comments (1)
  1. Ana Reply

    Muito obrigada pelo artigo 🙂 Queria so dizer que tenho mesmo garrafa com os sonhos – guardo – la, todos coisas que quero fazer na minha vida e tambem todas coisas boas que se acontecerem durante o dia 🙂 Esta atividade ajuda me a crescer 🙂 Tambem acho que fica bem planejar as coias, para sentir se mais calmo – pessoalmente utilizo ferramentas digitais ou agenda simples. Minha ferramenta preferida Kanban (kanbantool.com/pt/) ajuda me economizar o tempo e organizar todas tarefas de forma efetiva 🙂 Recomendo


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro