Como Descobrir a Sua Inteligência Emocional

Coaching Desenvolvimento Pessoal

Como Descobrir a Sua Inteligência Emocional

4 min Partilhar 18 de Junho, 2015

Search
Generic filters
Exact matches only
Inteligência emocional

No nosso ultimo artigo abordamos e evolução da definição de inteligência emocional, identificando os 4 pilares que definem inteligência emocional.

Estes pilares (Identificação; Compreensão; Reconhecimento e Gestão) são como guias no desenvolvimento da inteligência emocional, pois eles estruturam o processo que identifica a sua capacidade emocional de gerir suas emoções e as emoções dos outros.

Recapitulando, inteligência emocional é a Capacidade de identificar, compreender, reconhecer e gerir as suas emoções e as emoções dos outros de forma positiva, identificando o seu próprio estado emocional e o estado emocional dos outros.

Assim sendo, descobrir o seu grau de inteligência emocional é fundamental para Você saber em que estádio de desenvolvimento emocional se encontra e ainda, para descobrir suas fraquezas e aspectos emocionais que exigem melhorias.

E certo que, devido a importância que a inteligência emocional possui hoje na sociedade e em particular no mundo profissional, você necessita de ler cuidadosamente este artigo e procurar identificar alguns dos exemplos que vamos lhe dar onde a falta de inteligência emocional esta presente.

inteligencia

Negue as Suas Próprias Emoções

Quando a rege a sua vida baseada no racional, isto é, na razão, saiba desde já que o seu inconsciente é incontrolável e as suas emoções irão, de uma forma ou de outra, revelar-se nas suas atitudes e comportamentos.

O comportamento é, na grande maioria das vezes, um reflexo das nossas emoções. Reagimos quando sentimos perigo ou quando a nossa mente prevê que iremos estar perante uma situação desconfortável.

Vejamos o exemplo de falar em publico. O sentimento de incapacidade, o medo de errar, o receio dos pensamentos da plateia e da critica, são as principais razoes para evitarmos falar em publico.

Se o seu aspecto racional funcionasse nestes domínios, bastava estar bem preparado, ser expert na matéria e na capacidade de a apresentar para que a sua apresentação fosse um sucesso.

Se você nega suas emoções está a negar a sua inteligência emocional e a sua capacidade de a compreender, reconhecer e gerir. De igual modo, fica à mercê do seu inconsciente que irá estar sempre a influenciar seus comportamentos e acções, eliminando completamente o seu aspecto racional.

Não Possui Empatia

Empatia significa a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objectiva e racional o que sente outro indivíduo.

Quando não consegue se colocar nos lugar do outro, simplesmente não consegue compreender o outro. Não consegue “ler” as suas emoções, sentimentos e, compreender as razões ocultas dos outros.

Falta-lhe a sensibilidade para entender as intenções “alheias” , as dicas verbais e não verbais do que os outros estão sentindo. – Roberto Santos: Psicólogo

Se não possui empatia está impedido de compreender as emoções dos outros. Saiba ainda que não terá a oportunidade de alargar seus horizontes, ter novos pontos de vista, de aprender com eles.

Ficar demasiado focado em sí mesmo, seja por que razão for, tornará cada vez mais difícil a sua relação com o outro e o impedirá de o compreender vedando seu acesso a ele e consequentemente vedando o acesso dele a você. Isto elimina relações de confiança, partilha e muito mais.

Você Não Reconhece as Suas Fraquezas

O auto conhecimento é uma característica essencial nas pessoas emocionalmente inteligentes. Possuir auto conhecimento e saber quais os seus pontos fortes, pontos fracos, suas fraquezas e sua qualidades é basicamente conhecer quais as suas forças e vantagens comparativas. Conhecer o seu EU.

A falta de inteligência emocional, contrariamente ao que poderá estar a pensar, está exactamente naquelas pessoas que se apresentam a todo o momento como heróis ou campeões. Essas pessoas têm um fraco auto conhecimento e um fraco conhecimento do grupo ou meio onde se inserem. Não olham para o outro com empatia e não respeitam o espaço do outro. São aquele tipo de pessoas que não deixam ninguém falar, nem querem ouvir ninguém.

Este tipo de pessoas, está a todo o momento a esconder as suas fraquezas, não as aceitando com algo normal nas suas vidas e algo que não poderá ser visto como uma fraqueza, mas sim como uma oportunidade para crescer emocionalmente, reforçar suas emoções e compreender as emoções dos outros.

Não Sabe o Que Quer

A falta de inteligência emocional cria dispersão nos sonhos e nos desejos. Torna-o refém do que a maioria ou grupo onde se insere escolhe para caminho.

Sabe-se hoje que a inteligência emocional atribui auto confiança e iniciativa própria, como também desenvolve a criatividade e o trabalho de grupo. Se porventura você tem uma inteligência emocional baixa, então a sua iniciativa e criatividade é igualmente baixa, não sabendo o que quer ou para onde ir.

Esta ausência de iniciativa revela-se pela falta de auto confiança e de auto conhecimento, bloqueando a sua visão de futuro e o impedindo de concretizar suas metas, quer seja por receio ou simplesmente por dispersão.

Foto: Sergio Ricardo Rocha
Foto: Sérgio Ricardo Rocha

É Inconstante

Provavelmente conhece alguma pessoa que uma hora está bem disposto, outra hora está mal disposto. Provavelmente você poderá ser uma dessas pessoas.

Saiba que este comportamento é típico das pessoas com fraca inteligência emocional e não inspira confiança nem segurança nas pessoas que convivem com elas.

Ao contrário, se você é uma pessoa com inteligência emocional, então a sua presença inspira confiança, segurança, bom ambiente e paz no seu grupo de relacionamento. Você é alguém que todo o mundo quer por perto. Cativante, inspirador, um exemplo a seguir.

Seja Maior,



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro