Conheça o Movimento 1 Euro

0
14

O “Movimento 1 Euro” nasceu da vontade de um jovem de tornar o Mundo num lugar um pouco melhor. Assente no princípio de que juntos somos mais fortes, com uma contribuição mensal simbólica por parte de cada associado, tornava-se possível apoiar uma causa. A ideia era vencedora e teve boa aceitação. Começou pelos amigos mais próximos e foi crescendo, o que permitia ter montantes mais elevados disponíveis a cada mês que passava.

A filosofia de actuação da associação assenta na transparência: cada associado contribui com 1€ e sabe que esse contributo, juntamente com os dos restantes associados, é convertido em bens essenciais que são entregues à instituição que sai vencedora da votação mensal. A associação nunca oferece dinheiro e as facturas relativas aos bens adquiridos são publicadas no site do Movimento 1 Euro para que possam ser consultadas publicamente.

Os custos inerentes à gestão e ao funcionamento da associação são suportados apenas por patrocínios de entidades externas, pois o euro dos associados vai diretamente para as instituições apoiadas.

Ao longo dos últimos 6 anos o Movimento 1 euro tem apoiado entidades nas mais diversas áreas, desde a economia, à saúde, à educação, à cultura e ao meio-ambiente:

· Médicos do Mundo ·  Casa Acreditar
·  Aldeias SOS ·  Terra dos Sonhos
·  Associação Salvador ·  Alzheimer Portugal
·  Apoio à Vida ·  Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
·  Ajuda de Mãe · Refood

Diversos foram os meios de comunicação social que já deram visibilidade ao Movimento 1 euro, entre eles:

·  Rádio Renascença ·  Rádio Sonar
·  RTP ·  Visão
·  JN ·  JN
·  Lux

O fundador do Movimento 1 euro, Bernardo Teixeira da Motta, foi distinguido com uma menção honrosa do Prémio Os Nossos Heróis 2012, atribuído pela revista Visão Solidária em parceria com o Montepio, que premeia o mérito de indivíduos e empresas que sejam um exemplo na área da intervenção social.

Algumas personalidades públicas também já deram a cara pela associação, como por exemplo:

  • Nicolau Breyner
  • Ana Brito e Cunha

Resultados? 85.000€ em apoios a instituições.

Muita ajuda foi oferecida e muita há por oferecer. O Movimento 1 euro  quer continuar a fazê-lo, mas para isso necessita de aumentar os recursos disponíveis, quer através das empresas que financiam os custos administrativos, quer em termos de número de associados, cujo aumento permitirá aumentar o orçamento mensal disponível para a causa vencedora.

Como ajudar?

Quem quiser tornar-se associado pode registar-se através do link: https://movimento1euro.com/inscreva-se-aqui

Podem acompanhar e partilhar a actividade da associação na página do facebook: https://facebook.com/movimento1euro

Mais informações no site do Movimento 1 euro: https://movimento1euro.com

ou por e-mail para: geral@movimento1euro.com

Movimento 1 euro: oferecemos o essencial.

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA