Ter seguro ou plano de saúde é uma boa maneira de pagar menos por cuidados médicos, mas têm diferenças que deve conhecer.
De facto, apesar de terem a mesma finalidade, ou seja, ter acesso a cuidados médicos a um preço mais baixo, têm abrangências e custos diferentes. É assim, o importante é saber quais as diferenças entre um seguro e um plano de saúde, para na altura de decidir, escolher o que se adequa melhor às suas necessidades.
1 São produtos distintos comercializados por entidades diferentes
Os seguros de saúde, são de facto seguros. Por isso, tal como os restantes seguros têm coberturas (neste caso serviços médicos incluídos) e exclusões (ou seja, situações e cuidados médicos não incluídos). E por serem seguros, são comercializados pelas seguradoras e regulamentados pela ASF. Os planos de saúde, por seu lado, são cartões de descontos comercializados por diversas entidades.
2 O valor mensal a pagar depende de fatores diferentes
Num seguro de saúde, o valor que vai pagar mensalmente, ou seja, o prémio, depende de vários fatores. Primeiro depende das coberturas que contratar, mas também das exclusões contempladas. Ou seja, quanto maior o número de serviços médicos que quiser incluir, maior o prémio a pagar. Mas não só, já que o valor do prémio depende ainda da sua idade, isto porque as seguradores assumem que à medida que a idade avança maior a probabilidade de ficar doente e recorrer a cuidados médicos é maior, e consequentemente mais vai ter de pagar.
Pelo contrário, o valor que paga pelo plano de saúde não depende de nenhuma condição. Apenas lhe dá acesso aos serviços médicos abrangidos a um a um valor mais baixo do que indo como particular.
3 Doenças pré-existentes
Nos seguros de saúde as doenças pré-existentes normalmente não estão abrangidas. Ou seja, qualquer tratamento relacionado com as mesmas não lhe será pago. O que não se aplica nos planos de saúde, já que não têm em conta as doenças pré-existentes.
4 Períodos de carência e franquias
Os seguros de saúde podem considerar que só pagam um determinado ato médico depois de decorrido um determinado período após a sua contratação (período de carência), ou depois de ter pago do seu bolso um determinando montante (franquia). Tal não acontece nos planos de saúde.
5 Médicos a que pode ir
Se tem um seguro de saúde pode ir a um médico da rede (ou seja, que tem acordo com a seguradora) e pagar o valor definido no seu seguro, ou ir a um médico fora da rede e pedir o reembolso, de parte do valor que pagou. Ou seja, recebe uma comparticipação de acordo com a tabela em vigor no seu seguro.
Já no caso do plano de saúde só pode ir a médicos da rede. Se for a outro médico tem de pagar a despesa na totalidade.
6 Cuidados médicos abrangidos
Seguros e planos de saúde diferem também nos cuidados médicos abrangidos. De uma forma geral diríamos que os seguros abrangem um maior número de cuidados médicos, como hospitalização, cirurgias e doenças graves. Os planos de saúde abrangem geralmente só consultas médicas e exames complementares. Mas o melhor mesmo é analisar o que cada um abrange detalhadamente.
Como escolher entre um seguro de saúde ou um plano de saúde?
A escolha depende das suas reais necessidades atuais e das que pode vir a ter no futuro. Assim, antes de escolher veja as alternativas que existem disponíveis. Estamos aqui para o ajudar, já que, um seguro ou um plano de saúde tem peso no seu orçamento, e connosco as suas finanças estão em boas mãos,
Acesso rápido e cómodo aos melhores cuidados médicos do mercado.
Garanta um acesso rápido e cómodo aos cuidados médicos mais básicos, ou complexos.
One Comment