SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Ensinar o valor do dinheiro com desenhos animados

Educação Financeira Opinião

Ensinar o valor do dinheiro com desenhos animados

3 min Partilhar 22 de Setembro, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only

Ensinar o valor do dinheiro aos nossos filhos é algo que temos presente para estes se tornem adultos financeiramente responsáveis.

Ensinar a fazer escolhas acertadas quanto ao gastar o dinheiro que têm, e poupar desde pequenos são tarefas que os pais têm a seu cargo, sendo que todas as ajudas externas são bem-vindas.

E é aí que alguns desenhos animados podem ajudar. Quem diria que podem ser uma maneira bem fácil de apreender conceitos?

A importância de educação financeira desde pequenos

Se dá semana ou mesada ao seu filho de certeza que já lhes disse que têm de saber escolher onde podem gastar o dinheiro que lhes dá para que chegue até à próxima semanada ou mesada. E que têm de poupar para comprar o tal jogo que tanto gostariam de ter.

De facto, a educação financeira deve ser desenvolvida desde cedo por forma a que o seu filho se torne um adulto financeiramente responsável.

Mas aqui surgem algumas questões sobre quando falar sobre determinados temas, se a criança tem ou não maturidade para os apreender, e sobretudo como transmitir os conceitos.

Dizem os especialistas que não há melhor ensinamento que o exemplo: se diz ao seu filho que tem de poupar, mas este o vê gastar em coisas supérfluas de certeza que não será um grande exemplo e dificilmente aprenderá o conceito.

Por outro lado, se o seu filho tem um herói preferido, imitar o que ela faz será certamente mais fácil. E aí aproveitar os desenhos animados pode ser uma opção válida.

O papel dos desenhos animados no ensino do valor do dinheiro

Os desenhos animados não apenas um entretinimento para os seus filhos. Poupança e investimento são conceitos que alguns desenhos animados podem ensinar aos seus filhos.

Os Simpson

Esta é uma série que pode ver na Fox Comedy, sendo talvez a série animada mais conhecida de todo o mundo.

O tema do dinheiro é uma constante ao longo da maioria dos episódios da série. Na ida da mãe às compras no supermercado, nos gastos de pai para pagar a faculdade da filha ou nos seus sonhos de enriquecer rapidamente, no aumento dos preços nas lojas de conveniência ou mesmo nos investimentos que Homer Spinson faz ou no pedido de ajuda para pagar as prestações da casa.

Aqui de forma simples são abordados a maior parte dos temas relacionados com o dinheiro realçando as boas e más escolhas de cada um.

Teen Titans, Ação!

Esta série americana que pode ser vista na Netflix baseia-se em super heróis como o Super-Homem, Batman, Flash, a Mulher Maravilha ou Aquaman.

Tem como protagonistas cinco super-heróis adolescentes,Robin, Raven, Starfire, Cyborg e Beast Boy, que procuram ensinar o valor do dinheiro. Ao longo dos episódios encontram-se referências ao papel do dinheiro nas nossas vidas como a importância de poupar para a reforma mostrando o que pode acontecer no futuro se não o fizer. Mas também que seguir uma alimentação saudável, permite não só poupar dinheiro hoje, mas em consultas e tratamentos médicos no futuro.

Mas existem outros

Estes são dois exemplos. Mas poderá encontra outros como os Ducktales no canal Disney Plus, ou os Green na Cidade Grande também no Canal Disney ou no Youtube.

Se for fã da Turma da Mónica saiba que alguns dos episódios disponíveis no Youtube também abordam estes temas.

Mas lembre-se o importante é que o seu filho vá assimilando os conceitos. Certamente será no futuro um adulto financeiramente responsável.

Caso prefira livros sobre literacia financeira

Se não pensa que deve falar com o seu filho sobre estes temas (e não só através da televisão) mas tem dúvidas sobre que temas abordar aos seus filhos e em que idade o fazer, saiba que já existe documentação onde se poderá apoiar.

No site Todos Contam encontram-se disponíveis cadernos de educação financeira (que poderá descarregar) relativos aos temas definidos no Referencial de Educação Financeira para os diferentes níveis e ciclos de ensino e aos quais se poderá recorrer.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro