Investir – Como estou a ganhar 11.7% ao ano?

Fintechs Investir

Investir – Como estou a ganhar 11.7% ao ano?

2 min Partilhar 13 de Fevereiro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
P2P

Tenho relatado aqui a minha experiência com as empresas Fintechs, empresas que me têm permitido emprestar dinheiro diretamente a outras pessoas em várias partes do mundo e com uma garantia muito interessante. Neste artigo vou atualizar o desempenho da minha carteira na ViaInvest e dar-lhe algumas dicas que podem ser úteis.

A minha carteira atual

Iniciei os meus investimentos na ViaInvest há alguns meses. Comecei por abrir a conta e transferir um montante reduzido, para ativar a ligação bancária e garantir que tudo corria conforme o esperado. Investi esse dinheiro e vi como funcionava a plataforma. Ganhei confiança e reforcei o meu investimento, que atualmente é visível na figura abaixo.

 width=

Posso destacar algumas ideias interessantes:

  • A taxa de retorno anualizada (falo sempre de taxas anuais) está atualmente nos 11.72%;
  • Podemos ver o juro que já foi pago e aquele que me é devido mas que não foi pago (por exemplo, por não ter atingido a data de pagamento da prestação);
  • Todos os investimentos têm uma garantia de recompra, o que significa que sempre que algum dos clientes se atraso nos pagamentos mais de 60 dias, a empresa recompra-me o empréstimo e paga-me os juros vencidos;
  • É possível emprestar dinheiro em diversos países e tenho visto que quanto mais seguro o pais menor a taxa de juro que me é paga. Por exemplo, é possível emprestar dinheiro a pessoas na Suécia e a taxa é de 9%. A outros países consigo taxas de 11%. Enfim, o certo é que as taxas de juro de novos empréstimos têm caído à medida que mais pessoas vão entrando na plataforma, uma tendência que faz sentido.

Será que aconselho o investimento nesta plataforma?

O que relato aqui é a minha experiência de investimento e não é uma recomendação de investimento. Tenho tido uma boa experiência e creio que tenho assumido prudência nos meus investimentos. Como qualquer pessoa, não gosto de perder dinheiro, apesar de estar na disposição de arriscar para conseguir obter um retorno maior.

Ao analisar esta plataforma, sinto-me por enquanto confortável com a relação entre o risco que corro e o retorno que obtenho. Digo por enquanto pois não sei até que ponto é que quando o mercado der a volta o nível de incumprimento não vá aumentar, com a consequente pressão nas empresas que dão as garantias. Daí que possa fazer sentido fazer empréstimos com prazos mais curtos para me dar liberdade para depois escolher.

O que fazer?

Se quiser experimentar, depois de procurar toda a informação disponível, deverá:

  1. Abrir a conta;
  2. Transferir algum dinheiro (por exemplo, €50) para experimentar;
  3. Se ficar confortável, pode aumentar os seus investimentos. Se não, peça a devolução do seu dinheiro.

Como em tudo na vida, conseguimos gerir melhor os riscos se os conhecermos. Mas para os conhecermos temos de experimentar mas acima de tudo estudar e procurar a informação. O risco é seu mas o retorno também será seu.



Comments (2)
  1. Carlos Manuel Engrossa Reply

    Gostaria de conhecer a sua opinião, acerca da plataforma digital IBAN WALLET, pois tenho um investimento a três anos lá, com um juro de 5 por cento ao ano . São juros compostos. O juro normal era de quatro por cento, mas eles ofereceram-me mais 1 ponto percentual, numa campanha que fazem, entre muitas do género. Também têm uma garantia de recompra. É fala-se muito de esta fintech terá perdido a sua licença para operar neste mercado, o que me deixou preocupado, também por esta- mos na pandemia, pois é uma empresa jovem neste mercado. OBRIGADO

    1. João Barbosa Reply

      Bom dia Carlos

      Temos visto informações contraditórias relativamente a esta plataforma. Basta uma pesquisa na internet para perceber as desconfianças relativamente à plataforma.

      Chegámos a reunir com um dos responsáveis da empresa e perguntámos quem eram os donos, ao que nos responderam que não podiam dizer. Achámos estranho.

      Por agora é o que podemos dizer. Como em tudo, tenha cautela

      Cumprimentos


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro