O Poder do Silêncio

Coaching Desenvolvimento Pessoal

O Poder do Silêncio

2 min Partilhar 8 de Novembro, 2012

Search
Generic filters
Exact matches only
poder do silencio

O silêncio é uma ferramenta preciosa nos dia de hoje, uma vez que vivemos absorvidos por uma imensidão de tarefas diárias para cumprir, vivemos numa constante pressão social e estamos constantemente sujeitos a mudanças nas diversas áreas da nossa vida, tais como, mudança de trabalho, de colegas de trabalho, mudanças pessoais, familiares, entre outras.

Quantas vezes sentiu necessidade de silêncio, de parar e refletir?

Pois bem, o silêncio é mais do que ausência de ruído, é uma fonte de paz e tranquilidade que é fundamental para o nosso equilíbrio emocional. É no silêncio que conseguimos ouvir-mo-nos a nós próprios.

Quantas vezes deixa para segundo plano a sua voz interior?

Na verdade, estamos constantemente a ignorar que existe uma força interior em cada um de nós que é capaz de nos levar para um estado de quietude incrível. Estado que nos permite refletir sobre as nossas vidas e sobre o que desejamos. Um estado que aciona as nossas mentes e transforma os pensamentos em ferramentas que nos levam à ação, à execução.

Mas o silêncio não é só voz interior capaz de mudar vidas, ele é bem mais poderoso que todas as palavras que poderá soletrar. Mateus (15:11), cita que não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas sim o que sai da boca que o contamina.

Se refletirmos sobre a citação facilmente concluímos que o ruído é condutor de inquietude, de violência, de zangas e conflitos. Mas nós somos os autores do ruído sempre que interrompemos, sempre que nos ignoramos, sempre que recusamos ouvir, sempre que pretendemos nos destacar, etc…

É necessário ouvir o silêncio se desejamos crescer e alcançar a excelência e para isso é necessário aplicar um método eficaz que tem sido ao longo de milénios a filosofia de vida de muitos povos.

O Poder do Silêncio – Método

Observe – Sim observe o que o rodeie sem questionar, sem emitir qualquer ruído. Veja o quão bela é a natureza, o quão bela é a vida. Observe tudo, as pessoas, a forma como se relacionam, os animais, a forma como interagem. Simplesmente observe.

Escute – Sim escute os sons que o rodeia. Mas escute sem interromper, sem questionar. Mesmo que não concorde com o que escuta, não interrompa, simplesmente escute e assim que escutar tudo…

Atue – Atue com pensamento claro, pois o silencio e a sua capacidade de fazer silêncio enquanto observa e escuta mostrou-lhe o caminho para a ação. Tenha em atenção que por vezes atuar é simplesmente não fazer nada. Ouça simplesmente o que o silêncio lhe diz e atue em conformidade.

Supere-se,



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro