A banca voltou a abrir a torneira do crédito. Uns bancos de forma mais tímida. Outros de forma mais agressiva. O certo é que os bancos precisam de conceder crédito. É essa a sua atividade principal. É com isso que obtêm os seus lucros. E essa a sua razão de existir.
A Banca Vai Continuar a Dar Crédito
O regresso da banca ao crédito não é algo inexplicável. Na realidade, o Banco Central Europeu tem tentado forçar os bancos a conceder crédito e empresas e famílias. Adicionalmente, um maior nível de otimismo (veremos se justificado) leva a estratégias comerciais menos criteriosas ou, pelo menos, a critérios de avaliação menos exigentes.
Se olharmos com alguma atenção, começamos a sentir alguns sintomas que nos trouxeram à crise. Deste modo, defendemos na Reorganiza que o crédito deve ser procurado com critério e procurando responder a algumas questões: será que consigo suportar esta prestação? Se a prestação subir conseguirei suportá-la? E mais importante… será que preciso mesmo de pedir este crédito?
Aproveite a Descida da Taxa de Juro Para Poupar Dinheiro nos Seus Empréstimos
Uma forma inteligente de olhar para um novo pedido de crédito consiste em aproveitar a descida da taxa de juro e o seu impacto nas nossas prestações. Por exemplo, o crédito consolidado e a transferência de crédito habitação podem ser ótimas ferramentas para poupar dinheiro todos os meses. Podem, no entanto, ser instrumentos perigosos que nos trazem a maiores níveis de endividamento.
Mais uma vez, as palavras de ordem são critério, rigor e responsabilidade. Infelizmente, depois de anos de corte e de sacrifício tendemos a olhar para sinais de recuperação de forma demasiado otimista o que induz decisões emocionais, quando o que devemos procurar são decisões racionais, baseadas em informação. E finalmente, em caso de dúvida… não faça o crédito!
Nota: Artigo publicado pela primeira vez no Jornal Destak