Saber ler o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito do Banco de Portugal é importante dado que as entidades financeiras retiram dele informação sobre a sua taxa de esforço e o seu comportamento creditício, usando-o por isso para decidir se lhe concedem, ou não, o crédito que lhes pediu. Por isso, saber o que contém, e como o interpretar, é certamente vantajoso para si.
Pode obter o Mapa de Responsabilidades de Crédito no site do Banco de Portugal
Para ler o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito tem de o obter no site do Banco de Portugal. Depois de se autenticar recebe o seu mapa no seu computador em PDF podendo guardá-lo.
Contém toda a sua informação sobre todas as suas responsabilidades financeiras
As instituições financeiras comunicam mensalmente ao Banco de Portugal todas as responsabilidades que têm em seu nome de valor superior a 50 euros. E estas são registadas numa base de dados denominada Central de Risco de Crédito, de onde se obtém o seu Mapa de Responsabilidades Financeiras.
O seu mapa contém informação sobre todos os seus créditos efetivos e potenciais. Dito de outra forma, contém informação relativa a todos os créditos que tem em curso, mas também informação sobre os seus créditos potenciais, ou seja, limites de cartões de crédito e garantias por exemplo.
Relativamente aos créditos em curso refere, por cada entidade financeira, o tipo de crédito que tem em curso, a sua prestação mensal, o montante em dívida e a situação do crédito (regular ou em incumprimento).
Quanto aos créditos potenciais refere qual o seu valor máximo. Note que se é fiador ou avalista de um crédito, o valor do mesmo consta como responsabilidade potencial, já que se o devedor do crédito o deixar de pagar, este passa a ser uma responsabilidade efetiva sua, ou seja, vai ter de o pagar.
Interprete os campos principais
As suas responsabilidades vêm separadas por instituição de crédito e para cada uma as informações relevantes constam dos seguintes campos:
Tipo de Responsabilidade – onde se indica se é titular do crédito, fiador ou avalista
Produto financeiro – que tipo de crédito é: crédito habitação, crédito pessoal, crédito automóvel, cartão de crédito, leasing, por exemplo
Tipo de Negociação: por exemplo se é um crédito novo, de renegociação regular (ou seja, renegociado a seu pedido), de renegociação por incumprimento.
Número de devedores do contrato: quantas pessoas são titulares do crédito (no caso de serem dois titulares do crédito, no seu mapa apenas constam metade do valor do mesmo)
Montante total em dívida – refere o valor do empréstimo vincendo, ou seja, em dívida desde hoje até ao final do contrato. Não inclui, portanto, eventuais valores em atraso.
Montante em incumprimento – valos dos pagamentos em atraso e a data de entrada em incumprimento.
Montante potencial – valor não usado do limite de crédito do seu cartão de crédito, ou dos montante de créditos em dívida do qual é fiador.
Prestação e periodicidade – indica o valor da prestação do crédito e a periodicidade com a paga (por exemplo mensal)
Garantias – indica o tipo, número e valor das garantia associada ao seu crédito
Fale com a Reorganiza
Lembre-se que conhecer o seu Mapa de Responsabilidades de Crédito lhe permite negociar com o seu banco ao pedir um crédito, mas também o pode usar para reduzir encargos financeiros através da consolidação de crédito. Fale connosco temos uma equipa de especialistas que o ajudam, sem custos para si, a melhorar a sua vida financeira