Saiba Como se Tornar um Líder

Coaching

Saiba Como se Tornar um Líder

3 min Partilhar 25 de Agosto, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
Escolhas

A liderança não é algo inato como muitos acreditam que possa ser. A liderança é algo reconhecido por um individuo ou um grupo de indivíduos. Ninguém nasce líder, aprende a se tornar um líder desde que esteja disposto a abrir a sua mente a novas perspectivas, diferentes formas de estar na vida e diferentes formas de actuar.

Um líder, não se torna líder pelo seu talento ou promoção. Um líder é um individuo social, reconhecido e escolhido gratuitamente por um grupo social onde actua como líder.

Esta aceitação da liderança como reconhecimento esclarece porque muitos gestores ou chefes de topo não conseguem alcançar resultados positivos nas suas formas de actuar em grupo, pois, estes últimos ainda não adquiriram do grupo o reconhecimento que os fará tornarem-se líderes.

Este reconhecimento é assim a chave para alcançar os resultados positivos que tantos de nós procuramos, quer a nível pessoal, social ou profissional.

Assim sendo, todo aquele que deseja se tornar um líder deve procurar actuar de acordo com o potencial de reconhecimento pelo grupo de que necessita para liderar e assim alcançar os resultados que pretende para o grupo.

Escolhas

Aprenda a Ouvir Mais

Habitualmente, quem ainda não está preparado para ser líder não possui a capacidade de ouvir. Na verdade, acredita que a sua forma de ver o mundo é a mais correcta e a verdadeira, sendo qualquer outro ponto de vista completamente errado e ultrapassado.

Um líder sabe ouvir as opiniões do seu grupo, a diferentes formas como cada elemento vê o mundo, a distinta forma de agir e muito mais. Para um líder todas estas novas formas e opiniões são correctas e adequadas.

Um líder não discute com grupo ou com um membro do grupo sobre o que está certo ou errado, ele ouve a opinião do grupo ou do individuo  e procura aprender com isso e retirar o que de melhor pode ser utilizado na sua actuação enquanto líder e nos resultados que pretende alcançar. Isto é atitude líder.

Nem Sempre se Pode Ser Líder

Por muito que desejamos, liderar tem os seus momentos e nem sempre o líder está preparado para liderar em todos os momentos. Haverá momentos em que, quer pelo seu estado emocional, quer pelo seu estado físico, o líder simplesmente não reúne as capacidades ou habilidades necessárias para liderar um grupo.

De igual modo um líder num determinado contexto pode ser líder mas num outro contexto completamente diferente pode simplesmente não conseguir liderar.

Reconhecer que nem sempre se pode liderar liberta o peso e a responsabilidade do líder em conduzir ou coordenar a sua equipa, permitindo que este pare e pense um pouco sobre toda a situação e se mantenha calmo nos momentos e estados em que não se sente tão confortável para liderar.

Só Poderá ser Líder se Souber se Relacionar Socialmente

Muitos acreditam que as pessoas com as melhores e maiores capacidades técnicas são as pessoas que melhores capacidades e habilidades reúnem para liderar. Bem, estão completamente enganados. O que faz um líder é a sua capacidade de se relacionar e não a sua capacidade técnica.

Assim a liderança é fundamentalmente relação, logo nunca um líder conseguirá liderar se manter-se fechado em si mesmo ou num qualquer espaço fechado.

Liderar é Ver Oportunidades e Não Ameaças

Liderar é não ter medo de conviver com as diferenças e desafios. É aceitar essas diferenças e desafios como oportunidades e não ameaças.

Quando um líder descobre que existem diferentes opiniões e que alguém discorda deverá chamar essas opiniões e discórdias para perto de sí e debater-se sobre elas, procurando oportunidades para alcançar a excelência e o alto desempenho.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro