Se quer ter o controlo do seu dinheiro, tire uma fotografia da sua vida financeira atual. Vai servir para decidir que ações deve tomar hoje para deixar de estar em dificuldades financeiras. Mas também vai ser útil para traçar o caminho para atingir a tão ambicionada felicidade financeira , ou seja, chegar ao fim do mês sem de ter de preocupar com o pagamento das suas contas.
Porque deve tirar a fotografia da sua vida financeira
Com a fotografia da sua situação financeira fica a saber com precisão quanto dinheiro tem hoje (a ordem ou investido) e o valor total das suas dívidas (por exemplo a entidades bancárias). Fica também a saber qual o valor mensal das suas despesas e dos seus rendimentos. E quanto aos montantes investidos, a taxa em que os mesmos estão aplicados e por isso a sua rentabilidade.
Ou seja, fica com o panorama total das suas finanças.
Use a fotografia da sua vida financeira para resolver ou melhorar as suas finanças
Lembre-se que para melhor todos queremos ir, e a fotografia da sua vida financeira é chave para o conseguir.
Se está com dificuldades financeiras, a fotografia que tirar, tem não só a sua situação atual, mas também tem a solução do seu problema. Ou seja, vai servir para saber por onde começar a resolver a situação.
Se não for esse o seu caso, a fotografia da sua vida financeira vai servir para a melhorar. Quer seja para o ajudar a acabar com as dívidas financeiras e assim atingir a sua liberdade financeira, quer seja para melhorar a aplicação das suas poupanças.
Como a usar para sair de dificuldades financeiras
Se tem uma lista de todas as suas dívidas financeiras, com o prazo da liquidação das mesmas, com o valor das prestações mensais, e a taxa de juro que lhe estão a cobrar, já tem o seu ponto de partida.
Se está em dificuldades financeiras o caminho passa por reduzir os seus encargos financeiros mensais, quer por via de renegociação de créditos, quer pela consolidação de créditos. Vai reduzir a sua taxa de esforço e até pode conseguir ter um valor extra para poder começar a pensar em amortizar dívidas.
Como a usar para melhorar a sua vida financeira
Se tem empréstimos em curso
Se tem um orçamento mensal que lhe permite poupar, e já até já tem um fundo de emergência, chegou a altura de começar a liquidar os empréstimos financeiros que tem em curso.
Já comparou a taxa de juro que paga pelos seus empréstimos e a taxa de juro que recebe pelas suas poupanças ? Se o fizer chega à conclusão que está a perder dinheiro. Assim canalize as suas poupanças para a liquidação das suas dívidas. Ao fazê-lo vai diminuir os seus encargos financeiros libertando valores para constituir nova poupança. Repita o ciclo até ter os seus empréstimos todos pagos. Quando o conseguir, ficou livre de dívidas e ganhou a sua liberdade financeira.
Se não tem empréstimos em curso
Neste caso já atingiu a sua liberdade financeira. Parabéns. Aproveite então a fotografia da sua vida financeira para analisar os seus investimentos e aumentar a rentabilidade das suas poupanças.
Fale com a Reorganiza
Qualquer que seja a sua situação, lembre-se que com a Reorganiza as suas finanças estão em boas mãos. Temos equipas especialistas em crédito e em poupanças que o ajudam, sem qualquer custo para si, a renegociar ou consolidar créditos se for essa a sua necessidade. Ou a liquidar créditos ou maximizar a rentabilidade se for esse o seu caso.