5 passos para por as finanças em ordem

0
293

Gostava de tirar maior partido do seu dinheiro e não sabe por onde começar? Precisa de poupar dinheiro e não sabe como? Neste artigo damos-lhe algumas dicas e mostramos como por as suas finanças pessoais em ordem em apenas 5 passos.

Saiba o ponto de partida

O primeiro passo para por as suas finanças em ordem consiste em perceber o ponto de partida. Poderá começar por fazer o seu orçamento familiar e tentar detetar alguns pontos onde poderá cortar custos. Podemos sempre achar que é impossível poupar dinheiro mas existem dicas de poupança que poderão fazer toda a diferença e sem que com isso tenha de apertar demasiado o cinto ou deixar de viver. Por exemplo, escolher o melhor banco para a sua conta à ordem pode implicar que poupe mais de €100 por ano. E sabia que não precisa de se dirigir ao balcão para abrir a sua nova conta?

Veja onde pode cortar custos

Existem diversas fontes de desperdício. Falamos diversas vezes na Reorganiza de como é possível poupar dinheiro transferindo o seu crédito habitação, consolidando os seus créditos ou simplesmente cortando o custo do seu seguro de vida habitação em mais de 50% ou do seu seguro multirriscos. Para poupar dinheiro sem trabalho poderá recorrer à Reorganiza que fará todo o trabalho por si sem cobrar qualquer valor.

Inicie uma conta poupança

Para começar a poupar dinheiro tem de iniciar uma conta poupança. Existem diversas soluções ao seu dispor mas o fundamental é que comece. Dirija-se ao seu banco ou veja como constituir uma conta poupança. Faça uma transferência periódica para esta conta e deixe o tempo fazer o seu trabalho.

Invista e ganhe mais dinheiro

Depois de perceber que existe algum espaço para cortar custos irá também concluir que poderá dirigir parte do seu dinheiro para uma conta de investimentos e com isso aumentar o retorno que tem. Pode exigir algum tempo e pode também implicar que assuma alguns riscos, mas ter uma boa política de diversificação de risco irá fazer toda a diferença. Por aqui temos falado de estratégias que lhe permitem ter um retorno de 12% sem que com isso coloque em causa a sua segurança financeira. Pode também interessar-se por investimento imobiliário, por arrendamento de curta duração ou mesmo por criptomoedas.

Aprofunde os seus conhecimentos

Estamos sempre a aprender e quando paramos de aprender corremos um grande risco. Esta é uma verdade fundamental quando falamos de dinheiro. Por isso, convidamo-lo a descarregar gratuitamente o nosso novo livro, Como ensinar o meu filho a poupar, que visa ajudar a refletir sobre a importância que o dinheiro tem nas nossas vidas. É possível ter uma relação mais saudável com o dinheiro e ao mesmo tempo ajudar o seu filho a crescer com uma convivência mais saudável com o dinheiro e as suas potencialidades.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo pode pedir a reforma antecipada em 2018
Próximo artigoComo definir prioridades de poupança
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA