Comprar a sua casa de sonho é um desejo mais do que válido. Mas fazê-lo sem entrar em rotura financeira pode ser um verdadeiro desafio. Mais ainda se nos esquecermos que os custos vão para além da prestação mensal que iremos pagar ao banco. E que se optarmos por empréstimo a taxa variável com a subida das taxas de juro a prestação mensal irá subir. Em suma um verdadeiro desafio.
Mas como todos os desafios, este tem solução e melhor ainda estamos aqui para o ajudar.
Analise a sua situação financeira antes de comprar a sua casa
Este é o primeiro passo: fazer contas.
Os peso dos empréstimos financeiros não deve ser mais do que um terço dos seus rendimentos mensais. Em termos financeiros significa que a sua taxa de esforço não pode exceder um terço dos seus rendimentos.
Os restantes dois terços destinam-se a gastos mensais: alimentação, vestuário, água, luz, gás, seguros….
Pode achar que um terço dos rendimentos é pouco e poderia gastar mais nas prestações mensais. Por favor, não o faça. É a sua rede de segurança quanto à sua situação financeira.
Considere todos as prestações financeiras
Agora que tem o valor máximo que pode despender em prestação financeiras, retire a esse valor eventuais prestações que tenham com outros empréstimos, por exemplo o crédito automóvel ou outro crédito pessoal.
Ficará assim com o valor máximo que poderá suportar com o empréstimo da casa.
Assegure-se que tem dinheiro para a entrada da casa e impostos
Os bancos não emprestam a totalidade do valor da casa. O valor máximo situa-se estre os 80 a 85%, só nas casas vendidas pelo próprio banco poderão emprestar 100% do valor de compra.
Assim, veja também que valor disponível não só para cobrir a parte que o banco não financia, mas também o Imposto Municipal sobre Transações Onerosas (IMT).
Estabeleça o valor máximo do imóvel que poderá comprar
Com o valor máximo da prestação que poderá pagar consegue definir o preço máximo que poderá pagar pela sua nova casa, recorrendo a simuladores.
Aliás o nosso conselho decida se vai fazer um crédito à taxa fixa ou variável, Se optar por este último, deixe uma margem de manobra para poder comportar as subidas da taxa de juro
Considere todas os custos associados à compra da sua casa
Lembre-se que ao comprar uma casa custos que irão acrescer à prestação mensal:
- Seguro de vida obrigatório para que pede crédito habitação
- Seguro multirriscos
- Condomínio (se for um apartamento)
- Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI)
Todos este valores não farão parte da taxa de esforço, mas lembre-se que nos seguros não tem de aceitar o seguro que lhe é proposto pelo banco. Pode contratar noutra seguradoras e assim ajudar o seu orçamento familiar.
Escolha zona onde quer morar e não visite casas fora do seu orçamento
Escolha a zona ou zonas onde gostaria de morar. Fale com uma agência imobiliária e diga o que procura bem como o orçamento que tem disponível.
Não veja casas fora do seu orçamento. A tentação de ir mais além pode ser grande e estará a comprometer a sua situação financeira.
Escolhida a casa fale connosco
Depois de ter escolhido a casa fale connosco.
Iremos ajudá-lo a encontrar o crédito habitação e o seguro de vida que não irão comprometer a sua situação financeira.