Combate À Inércia

0
158
Combate À Inércia

Chegámos de férias e com as forças retemperadas. Setembro costuma ser um mês de recomeços e propósitos que nos propomos cumprir com toda a energia. Dentro da panóplia de decisões, raramente está a negociação das atuais obrigações contratuais. Já pensou o quanto pode poupar em Setembro?

Aproveite As Potencialidades Do Mundo Digital

Refiro-me tanto a créditos, como telecomunicações, seguros, gás, eletricidade, ginásio ou outros. Este fenómeno deve-se ao sentimento de inércia que nos assola quando ouvimos as palavras “obrigações contratuais”. Pensamos logo que vamos entrar num processo burocrático, do qual temos poucos conhecimentos e com poucas possibilidades de sucesso. Mas não é verdade.

O mundo digital em que vivemos e a livre concorrência de todos os setores que enumerei, tem facilitado estes processos. Dando como exemplo o setor dos Seguros, nada é mais fácil que solicitar a um mediador que procure baixar os atuais prémios da nossa carteira de seguros. Esta negociação tem tudo para ser bem-sucedida, pois as condições que podemos negociar com uma nova seguradora são mais vantajosas do que “regatear” individualmente com a atual seguradora.

Canalize O Entusiasmo Para Poupar Dinheiro

O que é válido para os seguros também é para outros exemplos. O que quero deixar claro é que o entusiasmo próprio de setembro pode ser canalizado para aumentar as nossas poupanças, sem termos de cortar em nada do que nos dá prazer. Conseguir pagar menos 25€ no seguro automóvel, ou reduzir 150€ na prestação mensal de um crédito (é possível!) pode ser o início de uma poupança que nos ajudará em momentos de maior imprevisibilidade.

Se tivermos estabelecida uma finalidade para o dinheiro que vamos poupar, então, será mais fácil combater a inércia. Caso contrário vamos ter sempre a tentação de que o trabalho não justifica esforço. Enquanto pensarmos assim, a nossa carteira vai emagrecendo e as empresas vão agradecendo.

Nota: Artigo adaptado de crónica no Destak

Avalie este artigo

DEIXE UMA RESPOSTA

*

code