30 Dicas para Poupar Dinheiro

Poupar Dinheiro

30 Dicas para Poupar Dinheiro

7 min Partilhar 9 de Novembro, 2018

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
adolescentes e dinheiro

Temos que Mudar de Vida é uma expressão comummente  utilizada por todos principalmente nesta época de dificuldades financeiras. Poupar dinheiro é a solução para o equilíbrio financeiro e é o primeiro passo para mudar de vida.

Assim sendo comecemos por mudar de vida aplicando as 30 Dicas para poupar dinheiro.

1 – O Mealheiro é o Melhor Amigo para Poupar Dinheiro

A técnica do mealheiro desde de sempre teve uma razão de ser e é, sem margem de dúvida, o primeiro passo para começar a poupar dinheiro. Aqueles trocados que costumam andar a baloiçar nos bolsos ao fim do dia coloque-os no mealheiro. 50 Cêntimos por dia são 15 euro por mês 180 euros por ano. E tendo esse dinheiro aplicado em boas contas poupança irá conseguir ainda ganhar dinheiro com juros, todos os meses.

2 – Transfira o Seguro de Vida do Crédito Habitação

Sabia que não é obrigado a manter o seu seguro de vida junto do banco onde tem o crédito habitação? E sabia que o monopólio das companhias de seguros no passado fazia com que a grande maioria dos bancos cobrasse valores que chegavam a ser duas a três vezes o valor de mercado? É possível transferir o seguro de vida do crédito habitação e poupar muito dinheiro. E sem esforço. Veja quando pode poupar no seguro de vida do crédito habitação

poupar dinheiro

3 – Use o Carro sem Parar

Como sabemos o carro é um dos piores investimentos que se pode fazer, não só porque não traz retorno como ainda desvaloriza de ano para ano. Assim sendo, utilize o seu carro até que ele pare e poupe centenas de euros. Muitas pessoas têm o hábito de mudar de carro com recorrência e acabam por justificar essa mudança com questões financeiras. Se reparar, na maioria dos casos isso não é verdade. Se mesmo assim quiser comprar um carro tenha atenção à taxa de juro do crédito.

4 – Faça as Compras com Dinheiro para Poupar

No passado a generalidade dos negócios eram efectuados com dinheiro vivo. Nos nossos dias a utilização de dinheiro nas transacções não é muito frequente, no entanto, por vezes a compra de produtos de menor porte podem beneficiar de descontos significativos se apresentarmos o dinheiro para o pagar.

Adicionalmente, fazer compras a dinheiro em vez de fazer com o seu cartão irá implicar num consumo mais baixo pois vê o dinheiro a sair-lhe do bolso… e isso não é agradável.

5 – Aponte Todas as Despesas Mensais

Esta dica para poupar dinheiro é básica na medida em que permite que tenhamos completo controlo sobre as nossas despesas. No entanto, o objectivo é ao fim de um mês identificar quais despesas podem ser evitadas e certamente que encontrará muitas que poderão ser optimizadas.Este procedimento certamente permite poupar dinheiro de forma sustentada e gradual. Uma forma de controlar todas as despesas do mês é fazer o Orçamento Familiar.

6 – Descarregue o nosso EBOOK Gratuito

Publicámos recentemente o Ebook “Como ensinar o meu filho a poupar” que escrevemos para dar dicas para falar com o seu filho sobre dinheiro. O livro tem o contributo do Dr. Bagão Felix e ajuda a refletir sobre a importância que o dinheiro tem na nossa vida.

7 – Experimente Levar o Lanche de Casa

Quanto gasta por dia com o seu lanche? Provavelmente mais de 2 euros!!! Não precisa de fazer as contas, porque é fácil de calcular. Se levar o lanche de casa, irá sentir-se satisfeito da mesma forma e ainda irá poupar dinheiro.

8 – O Pequeno Almoço é Uma Fonte de Saúde e De Poupança

À semelhança da dica anterior, se optar por tomar o seu pequeno almoço em casa irá poupar dinheiro. Para esta dica, compare o preço de um litro de leite com a meia de leite que toma na pastelaria.

9 – Pense 2 Vezes Antes de Comprar

Será que necessita dessa compra? Apenas compre o que realmente necessita. Não compre se sabe que não irá usufruir ao máximo o produto. Neste contexto, poderá ser tentado a fazer compras por impulso… mas para evitar estas compras deverá seguir algumas das regras que aqui deixamos. Por exemplo, fazer um orçamento, andar com pouco dinheiro, evitar a utilização do cartão de crédito…

10 – Faça Bem à Primeira

Se por ventura gosta de efectuar trabalhos manuais lá por casa, evite desperdício de materiais e dinheiro. Estude tudo antes de efectuar e faça assim que souber que sairá bem à primeira.

11 – Utiliza Panos de Limpeza?

Quem não utiliza? A generalidade das pessoas utilizam diversos panos para as mais diversas tarefas de limpeza, como por exemplo, limpeza de cozinha, de vidros, carros, etc. Entenda que não necessita de comprar esses panos, pois provavelmente possui em sua casa roupa que não utiliza e não estão em estado de doar, considere em cortar e recuperar para panos de limpeza.

12 – Evite Gastar Dinheiro em Comissões Bancárias

Sugerimos que leia o artigo “Como acabar com as comissões bancárias” onde lhe mostramos que pode efetivamente poupar muito dinheiro nas comissões que os bancos lhe cobram!

Os bancos estão cada vez mais voltados para nos “roubarem” com comissões e outros custos que estão estipulados no seu preçário (que ninguém lê). Fuja das comissões… talvez faça sentido conhecer os bancos online ou o melhor banco para a sua conta à ordem.

13 – Evite Pedir Dinheiro Emprestado

Com certeza que em alguns casos é essencial recorrer a um empréstimo para satisfazer uma necessidade existente. No entanto, avalie se é mesmo necessário porque estes acarretam encargos significativos. Se quiser um crédito procure sempre o crédito mais barato para a sua situação. Pode mesmo acontecer que não precisa de um crédito e que conseguimos encontrar outras formas para reduzir os seus custos.

14 – Controle o Seu Cartão de Crédito

Cortar no cartão de crédito significa cortar no consumo inconsciente. Se não se consegue controlar então desista dos seus cartão de crédito. O controlo do cartão de crédito permitirá poupar em consumo e eventuais despesas e encargos com a sua utilização.

Nunca se esqueça que as taxas associadas aos cartões de crédito são realmente penalizadoras. Vemos na Reorganiza tantos casos de clientes cujos juros são superiores ao pagamento mínimo… o que significa que tomos os meses acumulam mais dívida.

15 – Procure o Entretenimento Gratuito

poupança

Encontrar actividades grátis para fazer não é assim muito difícil. Os tradicionais picnics são uma excelente opção e os miúdos adoram. Outro exemplo pode ser a leitura de livros sem gastar um euro através da utilização dos espaços de leituras das grandes livrarias.

16 – A Poupança Maior está nas Pequenas Despesas

Todos sabemos que as contas mais altas que possuímos no nosso universo não são exageradas e algumas foram extremamente ponderadas. A grande poupança está nas pequenas contas que possuímos e que nem nos apercebemos quando chegam e quando vão. Controlar as pequenas maior poupança trará do que optimizar as grandes e verá que pode poupar dinheiro como nunca pensou que fosse possível.

17 – Festeje Mas Com Critério

Um jantar em um restaurante pode contar dezenas de euros, logo deverão ser evitados a todo o custo. Se por ventura não quer cozinhar em casa, lembre-se que com o que gasta em comprar comida para casa durante um semana equivale a um jantar fora com a família. No entanto é sempre preferível cozinhar em casa porque a poupança é maior.

18 – Habitue-se a Pedir Descontos

Regatear por um desconto não é algo do passado, os dias de hoje exigem muito mais o pedido de desconto. Existem estabelecimentos e instituições que permitem descontos sempre que pretende pagar a totalidade do bem, por isso pergunte sempre se não existem descontos.

19 – Defina Limites Diários para as Despesas

É provavelmente uma das melhores formas para poupar Dinheiro e habituar-se à disciplina. Seja rigoroso, estabeleça um limite diário para gastos e não facilite.

20 – Elimine os Maus Hábitos (ou Vícios)

Jantar fora todos os dias, fumar, festas constantes são uma possibilidade para poupar dinheiro. Não necessita de eliminar por completo mas faça com menos frequência. É certo que todos precisamos de conforto e de qualidade de vida… mas muitas vezes temos esse conforto no presente à custa do conforto futuro.

21 – Deitar Cedo dá Saúde e Traz Poupança

A ideia é simples, mais cedo na cama, poupa-se energia, não só com a iluminação como também com aquecimento no Inverno.

22 – Alertas de Poupança

Nada melhor que estar sempre a recordar quais os seus objectivos de poupança. Assim sendo, guarde onde achar conveniente, podendo ser um papel na carteira, todos os dias da agenda ou como desejar, os objectivos que estipulou para a sua poupança.

23 – Faça Férias Cá Dentro

Temos um Pais abundante em atracções e por pouco mais de umas dezenas de euros pode ter um período de férias deslumbrante. Compare uma semana de férias fora do País e uma semana cá dentro. Em muitos casos pode poupar dinheiro ficando por cá.

poupar dinheiro e felicidade
felicidade

24 – Defina Objetivos de Poupança por Famílias

Aprenda a distinguir e diferenciar as suas despesas, as despesas fixas e as despesas variáveis, as referentes à alimentação, entre outras. Optimize cada família para aumentar a suas poupanças.

25 – Peça uma Redução das Taxas de Juro

Atualmente é possível reduzir significativamente as suas prestações financeiras. Veja o nosso artigos sobre como baixar prestações financeiras onde lhe explicamos que é possível reduzir em mais de 30% as suas prestações com créditos. Nunca se esqueça que o não está sempre garantido. Se quiser faça a sua simulação.

26 – Reavalie o Seu Serviço de TVCabo

Quanto gasta com o serviço de TV? Utiliza realmente todas as potencialidades? Só subscreveu o serviço devido à Internet? Não será a internet isoladamente mais em conta? Pense um pouco sobre todos estes itens. Pois se conseguir passar sem este serviço ou optimiza-lo ao máximo permitirá poupar dinheiro.

27 – Pague Primeiro a Si!

É muito comum a generalidade das pessoas possuírem débitos directos na sua conta bancária, ou até mesmo cobranças de créditos. Por norma estes débitos e cobranças são os primeiros a usufruírem do seu rendimento mensal.

Está na hora de contrariar essa tendência e seja o primeiro a receber colocando na sua conta poupança uma parte do seu salário aquando da entrada em conta. Todos os bancos  permitem a automatização deste serviço.

28 – Proteja-se do Marketing Agressivo

Quantas vezes já teve este pensamento diante de uma promoção “Não preciso disto, mas é uma grande promoção”. Promoções não se acabam, todos os dias existem novas promoções, por isso cure-se deste síndroma e só compre se realmente necessitar. Se estiver em promoção melhor.

29 – Ande com Pouco Dinheiro

Nos nossos dias cada vez menos utilizamos dinheiro nos bolsos, mas acreditem que é a melhor forma de poupar. Sempre que pensarem em sair, levem pouco dinheiro no bolso e deixem os cartões em casa. Assim só gastaram o que possuem.

30 – Quem Não Tem Cão Caça Com Gato

Aqui não é preciso dizer mais nada. Pense bem, se não houver TV Cabo – também se vive, se não for jantar fora – também come, e assim sucessivamente.Está na hora de poupar dinheiro e mudar a nossa vida.

A Dica 31…

Marque a sua consulta de diagnóstico financeiro gratuito e pense em fazer um curso de finanças pessoais com os seus amigos. Poupar dinheiro está ao seu alcance e muitas vezes tem quem faça por si o trabalho!



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros