Como investir em ações?

Finanças Pessoais Investir

Como investir em ações?

6 min Partilhar 3 de Março, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
investir em ações

O mercado de ações é um mercado que invoca muitos sentimentos. Sentimentos de ganância. Sentimentos de medo. Como somos avessos a perdas, o sentimento de medo de perder dinheiro sobrepõe-se e acabamos por não investir em ações. Neste artigo vamos falar-se sobre como investir em ações, procurando desmistificar alguns receios para que possa começar a ganhar.

O que são ações?

As ações são pequenas partes representativas do capital social de uma empresa cotada numa bolsa. Por exemplo, se o capital social de uma empresa for de €5m e se a empresa tiver 5m de ações, cada ação terá o valor nominal de 1€. Este é o valor de emissão das ações, que será diferente do preço.

Ao comprar uma ação, está a tornar-se proprietário daquela empresa. Logo, tem um conjunto de direitos e de deveres:

  • Votar em assuntos importantes da empresa, como nomear administradores;
  • Receber um dividendo ou distribuição de resultados, caso a empresa opte por distribuir;
  • Beneficiar da valorização da empresa;
  • Em caso de dificuldades financeiras, poderá ter uma desvalorização da sua participação ou mesmo perder a totalidade do capital investido, em caso de falência.

Diferença entre o valor e o preço

A empresa é cotada num mercado, denominado de bolsa de valores. Esta cotação é um preço que é atribuído a dado momento aquela empresa. O preço depende das perspetivas de futuro da empresa mas, mais importante, depende de:

  1. Perceção de risco de mercado, dado que a empresa está inserida num país/economia e acaba por ser influenciada pelos acontecimentos nesse mercado;
  2. Perceção de atratividade da empresa, que implicará numa maior ou menor procura por aquela ação;
  3. Evolução dos resultados da empresa, que influenciará o ponto 2.

Como percebemos, temos uma mistura entre emoção e razão. Esta mistura poderá induzir momentos de euforia, em que o preço sobe bastante acima do valor da empresa. E pode induzir momentos de pânico, em que o preço cai bastante abaixo do valor da empresa.

Temos falado de valor e é importante que tenhamos em mente que o valor de uma empresa está diretamente relacionado com a capacidade da empresa vir a gerar retornos no futuro. Na prática, os investidores procuram perceber se a empresa vai ter maior ou menor capacidade comercial e competitiva de vir a aumentar os seus resultados e a sua rentabilidade. São os resultados distribuídos (dividendos) e a evolução esperada que acabam por determinar o valor de longo prazo. A diferença entre o preço e o valor determina oportunidades de compra (quando preço é inferior ao valor percebido) e de venda (quando o preço é superior ao valor percebido).

Diferentes estratégias de investimento em ações

Podemos ter diferentes estratégias de investimento em ações, dependendo de um conjunto de fatores, como sendo:

  • Perfil de risco do investidor;
  • Conhecimento e disponibilidade para investir;
  • Objetivos do investidor.

No contexto das diferentes estratégias de investimento, vamos destacar 3 estratégias distintas, que podem coexistir numa mesma carteira de investimento:

  1. Buy and Hold;
  2. Trading;
  3. Dividendos

Buy and Hold

Estra estratégia consiste em comprar uma ou mais ações para deter durante bastante tempo. Um dos grandes investidores de todos os tempos, Warren Buffet, foca a sua atuação na compra de ativos de qualidade e na sua posse durante vários anos. Até defende que os bons investimentos nunca se vendem. Para ganhar dinheiro nesta estratégia teremos de fazer uma análise dos fundamentos económicos e financeiros da empresa e comprar a ação quando o seu preço é bastante inferior ao valor que atribuímos a essa empresa.

Os adeptos desta estratégia apostam no crescimento de longo prazo das empresas. Na prática, ao desenvolverem os seus negócios, as empresas vão gerando lucros todos os anos (assim se espera) que poderão distribuir aos seus acionistas, bem como reinvestindo esses lucros na expetativa de aumentarem a rentabilidade futura da empresa. Falamos aqui da análise fundamental, porque se foca nos fundamentos do negócio.

Trading

Uma segunda estratégia para investir em ações consiste em comprar e vender as ações em curtos espaços de tempo. Vários investidores e mesmo algoritmos financeiros focam-se na análise técnica, que lhes dá indicações da melhor altura para comprar e para vender determinada ação. Não sou grande adepto da análise técnica mas muitos investidores (ou especuladores) ganham muito dinheiro pela análise do comportamento das ações ao longo do dia.

Dividendos

A estratégia de investimento com base nos dividendos consiste em encontrar empresas com boas taxas de dividendos, investir nelas e não se preocupar com as oscilações de preços. Esta é uma variante ou caso específico da estratégia de Buy and Hold e é muito usada pelos investidores que prezam a estabilidade e a segurança destas empresas e que precisam de obter rendimentos regulares para fazer face às suas despesas mensais (por exemplo, reformados). Por norma, empresas que pagam bons dividendos são empresas que estão numa fase de maturidade avançada e que não tendo grandes oportunidades de investimento acabam por distribuir os lucros.

Empresas que pagam bons dividendos (e crescentes) costumam ser empresas do setor das telecomunicações, petróleo e utilities. A taxa de dividendo, a relação entre o dividendo e o preço da ação, é tida como uma “taxa de juro” que recebemos ao investir naquela ação. Esta taxa varia todos os dias, mas deveremos focar-nos no preço de compra, no potencial de crescimento do dividendo e no eventual risco de corte de dividendos.

Riscos do investimento em ações

O risco de investir em ações pode ser bastante grande, dependendo da ação que comprarmos. Há ações mais arriscadas e ações menos arriscadas. Por outro lado, se assumirmos uma estratégia de diversificação podemos diluir o risco do investimento específico em determinada ação, ficando mais expostos ao risco de mercado (que se torna mais difícil de eliminar).

O risco em ações é determinado pela variável estatística desvio padrão, uma variável que nos diz a oscilação do preço face a uma tendência ou valor esperado. Mais uma vez, ações mais arriscadas têm grandes oscilações diárias, ao passo que empresas menos arriscadas tendem a obter um desempenho acionista mais estável.

Posições Longas e Posições Curtas

Quando compramos uma determinada ação estamos a assumir uma posição longa. Ou seja, estamos apostados na valorização daquela ação, independentemente do prazo. Por outro lado, se estamos apostados na desvalorização de uma ação, podemos assumir uma posição curta. Ou seja, podemos:

  1. Pedir emprestada uma ação;
  2. Vender essa ação ao preço de mercado;
  3. Recomprar a ação no futuro ao preço à altura;
  4. Devolver a ação.

O ganho ou perda que obteremos neste investimento irá depender da desvalorização da ação, ganhando o investidor a diferença entre o preço de recompra (3) e o preço de venda da ação emprestada (2).

Onde comprar e vender ações?

Para comprar e vender ações tem de entrar no mercado. Sendo um investidor “pequeno”, não tem acesso direto à sala de mercados pelo que terá de recorrer a um intermediário que lhe dê esse acesso. Poderá:

  • Usar a plataforma de trading do seu banco, tendo acesso a um conjunto de bolsas e de mercados;
  • Usar corretoras especializadas, que têm uma panóplia de bolsas e de mercados bem como de ativos.

Caso tenha uma perspetiva de buy and hold, as comissões cobradas serão diluídas ao longo dos anos, pelo que não notará tanto a diferença de comissionamento (mas que existe e pode ser expressiva). Mas se optar por uma estratégia de trading, irá sofrer bastante quer com a tributação (e a burocracia associada) quer com as comissões de compra e de venda. Assim, sugerimos que escolha uma corretora especializada e que tenha em mente as seguintes comissões:

  • Custódia, a comissão por manter aberta a sua carteira de investimento;
  • Cmpra e de venda;
  • Recebimento de dividendos.

Tenha em mente que algumas corretoras online lhe proporcionam o investimento em diversos ativos sem o pagamento de comissões, tendo em mente determinados requisitos que tem de conhecer. Logo, se for cauteloso poderá poupar muito dinheiro em comissões. Nunca se esqueça que os intermediários faturam comissões, pelo que têm todo o incentivo em induzir compras e vendas.

Antes de investir…

Antes de investir e antes de lhe apresentarmos os passos para se iniciar neste processo, sugerimos que defina regras de atuação. Como irá percecionar com o tempo, as oscilações de preços das suas ações poderão ser assustadoras e induzir a uma tomada de decisão irracional. Logo, sugerimos que defina preços de compra e preços de venda, sendo o mais importante a definição de preços de venda ou stop loss.

Como começar a investir em ações?

Sugerimos os seguintes passos para investir em ações:

  1. Garanta que dispõe de um fundo de emergências, de modo a investir apenas o valor que não lhe faz falta. Em alternativa, poderá acontecer ter de vender as suas posições em caso de emergência, o que pode ser muito penalizador;
  2. Conheça o seu perfil de investidor e a sua tolerância ao risco. Se não gosta de riscos talvez não deva investir diretamente em ações;
  3. Determine o dinheiro que tem para investir e o prazo de investimento;
  4. Pense na estratégia que quer seguir;
  5. Escolha um corretor online e abra a sua conta;
  6. Escolha os ativos e implemente a estratégia;
  7. Dependendo da estratégia, defina prazos de controlo das suas posições.

Investir em ações é uma tarefa que pode ser muito gratificante e que pode trazer bons níveis de retorno. Não é nenhuma ciência e envolve conhecer algumas regras e estratégias. Nunca nos podemos esquecer que podemos perder muito dinheiro, pelo que devemos ter estratégias que considerem uma correta gestão de riscos. Se não temos tempo nem conhecimentos mas queremos investir em ações, poderemos optar por outras alternativas como sendo os fundos de investimento em ações, entregando a gestão de ativos e a gestão de riscos a uma equipa profissional.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro