-->

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

Comprar casa em construção – vantagens e desvantagens

Imobiliário

Comprar casa em construção – vantagens e desvantagens

3 min Partilhar 24 de Junho, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only

Comprar casa em construção, ou seja, apenas em planta, é a opção de alguns portugueses na hora de comprar a casa dos seus sonhos.

A possibilidade de poder poupar algum dinheiro comprando abaixo do que esperam ser o preço final de venda ou a possibilidade de escolher alguns dos acabamentos finais são algumas das razões que o podem levar a considerar comprar a casa em planta.

E a boa noticia é que as instituições financeiras financiam a compra da casa se esta ainda estiver em construção. Ou seja, o crédito habitação abrange estas situações sendo que até à escritura, pelos adiantamentos apenas irá pagar juros.

Mas vamos por partes:

O que se entende por uma casa em construção

Uma casa em planta é um imóvel que ainda não está construído, mas já existe projeto de construção aprovado e licença de construção.

Mas para ter a certeza que tudo corre bem, assegure-se que estes documentos legais existem e que o construtor tem uma condição financeira estável que garanta que irá de facto construir a casa que quer comprar.

As vantagens de comprar a casa ainda em construção

1 – Irá pagar menos do que o valor final de venda

Se comprar a casa em planta estará a adiantar dinheiro ao construtor. Nesse sentido menor será o valor que este terá de despender do seu bolso para a construção da casa.

Assim, o valor de compra em planta será menor do que o valor de venda da casa já totalmente construída. Ou seja, ao financiar o construtor reduzirá o valor que irá pagar pela casa.

2 – Possibilidade de escolher materiais

Esta é outra das vantagens da compra em planta. Não estando finalizada poderá escolher os alguns materiais como sejam azulejos, pavimentos, sanitários etc. Mas claro que dentro do orçamento definido na altura da efetivação do negócio.

3 – Possibilidade de fazer pequenas alterações

Se a casa na planta tem lareira, e preferia não a ter, ao comprar em fase de construção pode sempre pedir que não a instalem. Se comprasse a casa já pronta iria incorrer em gastos de remodelação.

Também terá a hipótese de planear antecipadamente a decoração e com isso, por exemplo, pedir a colocação de tomadas nos sítios que mais lhe convém.

As desvantagens de comprar a casa ainda em construção

1 – Não cumprimento dos prazos

Muitas vezes por condicionantes que acontecem, como falta de material, a casa não fica pronta no prazo previsto, o que pode ser um problema, principalmente se tiver de abandonar a casa onde vive, ou se estava a planear o casamento para essa altura

2 – A subida de custo dos materiais pode levar a que estes não sejam o que queria

Numa altura de subida de custos de materiais, pode acontecer que na altura de escolher, por exemplo, o pavimento já não seja o que compraria, com o mesmo orçamento, na altura em que fez o contrato. Pode sempre ajustar o preço com o construtor mas irá incorrer em gastos suplementares.

3 – A casa ficar aquém do que esperava

Esse é outro dos riscos. Ao comprar em planta corre o risco de idealizar uma casa que no final não é o que tem à sua frente. Se na altura da compra existir uma maquete ou um andar modelo o risco é menor, mas é sempre possível que tal aconteça.

4 – O construtor ir à falência

Infelizmente este é o pior dos cenários. Se o construtor não acabar a obra pode acontecer na sequência do processo de insolvência não conseguir recuperar o dinheiro que investir.

Como se processa o processo de compra de uma casa em construção

A compra da casa envolve mais uma fase que a compra de uma casa já pronta, ou seja:

  • 1 – reserva da casa na planta mediante um pagamento de um sinal
  • 2 – contrato de compra, no qual consta o valor inicial a pagar, plano de pagamentos seguintes, data de conclusão da obra que será seguida da escritura da casa
  • 3 – pagamento dos adiantamentos acordados.

Como recorrer ao crédito habitação

Antes mais, se pensar comprar uma casa, tem de começar por analisar a sua situação financeira, para não comprometer o seu orçamento familiar.

Se pensa recorrer a crédito saiba que embora similar, o crédito habitação para compra de casa em construção tem algumas diferenças em relação do crédito habitação tradicional.

Podemos dizer que a principal diferença reside no facto de ter até dois anos para a construção da casa, período em que só pagará juros sobre os valores adiantados

Depois os adiantamentos serão feitos mediante vistorias à obra para confirmação de que a construção está a decorrer conforme consta no contrato.

As restantes condições serão as mesmas:

a) O montante máximo do empréstimo será em geral 85% do valor da avaliação

b) O prazo máximo do empréstimo depende da idade em que o contratar, conforme as novas regras do Banco de Portugal:

  • 40 anos se os titulares do empréstimo tiverem 30 anos ou menos;
  • 37 anos de tiverem entre 30 a 35 anos
  • Até 35 anos se tiverem mais de 35 anos.

No entanto, o prazo tem como limite 75 anos dos titulares no final do prazo.

c) Pode optar entre vários tipos de taxa:  taxa fixa ou taxa variável. Avalie qual das duas opções de ajusta mais à sua situação financeira.

 

SIMULE SEM COMPROMISSO

2 anos


Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro