4 Dicas Básicas para Planear a Reforma

Investir Reforma

4 Dicas Básicas para Planear a Reforma

2 min Partilhar 6 de Novembro, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
planear a reforma

Está com receio quanto à sua reforma? Tem visto notícias alarmantes sobre o futuro da Segurança Social? Se está preocupado, este artigo é para si. Iremos identificar 4 dicas para planear a sua reforma com maior sucesso. Possivelmente já segue algumas mas é fundamental que se questione para tomar decisões mais consistentes.

Antes de iniciarmos, sugerimos que se questione por que motivos deve começar a planear a reforma o mais cedo possível. Irá perceber que quanto mais cedo começar a poupar maior será o montante total acumulado e menor será o esforço de poupança. Para melhor perceber o que dizemos, sugerimos a consulta ao nosso simulador de poupança e investimento.

Saiba Quanto Precisa de Poupar para a Reforma

Pode parecer-lhe muito complexo planear o montante que tem de poupar para um acontecimento que irá ter lugar dentro de muitos anos. No entanto, esta costuma ser a desculpa para evitarmos iniciar o esforço de poupança. Olhe para este exercício como o início do caminho e nunca se esqueça que para caminhar para algum lado irá ser necessário saber para onde se quer dirigir.

Torne a sua Poupança Automática

Quer falemos da poupança para a reforma quer falemos de outro tipo de poupança irá perceber que se torna muito mais fácil poupar se o processo de poupança for automático. Aliás, esta máxima verifica-se na postura de alguns bancos que criaram ferramentas automáticas como os arredondamentos nas compras com cartão.

A principal forma de automatizar a sua poupança consiste na criação de uma transferência automática de um determinado montante para uma conta independente da sua conta à ordem. Procure que esta transferência ocorra perto do dia em que recebe o seu salário de modo a garantir que tem dinheiro disponível para poupança.

Foque-se no que Controla

Se está a poupar sabe que irá controlar um conjunto de variáveis. Pode controlar o quanto pode poupar, o produto que escolhe, as comissões que lhe são cobradas (pode escolher produtos com menos comissões, como sendo os ETF) e o nível de risco que pretende. Aliás, se não consegue suportar muito risco deverá optar por diversificar os seus riscos por diversos ativos de modo a melhorar a relação risco/retorno.

Nunca Desista

Se quer poupar para a reforma deverá procurar uma estratégia consistente no tempo. O prazo de investimento é longo e poderá ser levado a desistir. Podem existir situações de dificuldade e a tentação pode ser desviar o dinheiro para outros fins. Aliás, temos muitos clientes que optam por resgatar o seu PPR e deitam por terra um esforço de vários anos, algo que poderia muitas vezes ser evitado com algum corte de custos ou com a negociação dos seus contratos.

Como pode constatar a estratégia de poupança para a reforma não exige muitos passos para ser efetivada. Não é fácil poupar e é cada vez mais um desafio, mas é possível. É necessário que dê o primeiro passo e o resto irá por acréscimo. Se precisar de algum apoio poderá sempre falar connosco e partilhar as suas dificuldades e desafios.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro