Eletricidade e gás – A minha experiência

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Eletricidade e gás – A minha experiência

3 min Partilhar 5 de Fevereiro, 2021

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Nos últimos anos tenho vindo a divulgar conteúdos no site da Reorganiza que procuram ajudar a poupar dinheiro ou a rentabilizar as suas poupanças. Neste artigo vou relatar a minha experiência de negociação como meu operador de eletricidade e de gás e deixar alguns alertas.

Analisar o meu contrato atual

Sou adepto de juntar o contrato de eletricidade e de gás. Com isso tenho conseguido poupanças interessantes na fatura total (cuidado com as poupanças no termo fixo). O primeiro passo para poder poupar dinheiro consiste em perceber as condições do seu contrato. Tenha em atenção que os descontos praticados podem ser descontos anuais. Vai perceber mais adiante porque digo isto.

Perceber as ofertas de mercado

Tendo noção do meu perfil de consumo e sabendo o que o meu operador me cobra em termos unitários (quer no gás quer na eletricidade) fui pesquisar as campanhas nos diferentes operadores. Decidi pesquisar ainda no site do regulador para ter mais noção de eventuais campanhas e operadores que desconhecia. Percebi que o meu operador estava a fazer uma campanha muito agressiva para novos clientes.

Ligar para o operador atual

Liguei para o meu operador atual para perceber como poderia ter descontos adicionais na minha fatura. Foi aqui que começaram os problemas. Na primeira chamada disseram-me que nada podiam fazer pois os meus descontos duravam até dia 8 de Janeiro, pelo que teria de esperar até essa data para perceber se havia alguma campanha em vigor na altura. Mais me garantiram que as condições para atuais clientes seriam sempre melhores do que as condições para os novos clientes (o que nunca acontece).

Fiz como me disseram. No dia 8 de Janeiro liguei para a operador e disseram-me que o desconto tinha acabado e que o contrato havia sido renovado por mais um ano. Esta renovação automática impossibilitava o operador de me atribuir descontos. Nesta altura informei que ia mudar para outro operador que já havia escolhido. Só não tinha mudado por respeito para o meu operador e não seriam 2 ou 3 semanas que me prejudicariam.

Mudar de operador

Mudei de operador para um operador que não adoro mas que me dava um desconto bastante elevado e ainda me dava €60 distribuído por 6 meses. Tratei de tudo em 10 minutos ao telefone e fiquei tranquilo.

Contacto do operador antigo

Depois de receber o SMS a informar que o contrato havia sido cancelado, recebi um contacto da operadora a perguntar porque havia mudado. Expliquei a situação de novo e disse que o que desejava era ter o desconto para novos clientes (um desconto de 25% para sempre). A senhora muito simpática disse que sempre podia ter acesso a esse desconto e ainda me queria oferecer mais umas mensalidades e a pedir desculpa pela inabilidade do seu colega.

Nesta fase, tenho a possibilidade de aproveitar o desconto do novo operador e a oferta ou de voltar para o operador antigo e ter estes benefícios extras. Como estou a pensar ter acesso à compra de painéis solares sou capaz de aceder a voltar para o operador antigo. Mas percebemos aqui que a negociação nos abre portas a poupanças e benefícios muito importantes.

Alertas:

  • Devemos estar sempre atentos às promoções disponíveis no mercado;
  • Devemos conhecer os nossos contratos e ter em atenção à renovação dos mesmos, porque há operadores artistas que nos querem retirar os descontos se não estivermos atentos;
  • Procure sempre negociar;

Como conseguir as melhores condições para o seu caso concreto?

A Reorganiza desenvolveu recentemente uma parceria com um operador experiente que faz a análise das faturas dos nossos seguidores e apresenta as melhores soluções sem qualquer custo para si. Assim, pode começar já hoje a poupar dinheiro. Simples e sem qualquer custo.



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Olá, sou o João, em que posso ajudar?

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