Skip to main content
pesquisar

Texto em Destak – 10 de Junho de 2015

Temos seguido com atenção a evolução da discussão em torno da introdução da literacia financeira nas escolas. Parece ser cada vez mais consensual que temos de começar a falar sobre dinheiro com as crianças desde muito cedo. Fala-se das vantagens de apresentar diversos exemplos e discussões nas várias disciplinas, introduzindo a disciplina financeira nos currículos das escolas.

Não tem mal nenhum falar de dinheiro nas escolas e é importante dotar os professores dos conhecimentos e estratégias necessários para transmitir as informações com rigor e qualidade. Infelizmente, tem-se esquecido o papel dos pais enquanto principal agente educador dos seus filhos. Por que não dotar os pais dos conhecimentos para serem eles próprios a educar as suas crianças de acordo com os valores que a família defende?

A Reorganiza tem trabalhado muito o tema da literacia financeira e focamo-nos particularmente nos adultos e nos educadores. Acreditamos que a educação deverá ser baseada no exemplo dos pais que deverão procurar uma unidade de vida. Procurar que aquilo em que acreditam e em que defendem seja passado para os seus comportamentos do dia-a-dia.

É certo que enquanto seres humanos numa sociedade como a atual temos pouco tempo ou disponibilidade. Andamos sempre a correr. Mas quero acreditar que encontramos sempre tempo para aquilo que é importante e prioritário. Talvez tenhamos de rever as nossas prioridades e de perceber que ser Pai é uma profissão a tempo inteiro. Ou não?

Leia também:

 

telefone
calculadora