Mintos – Continuamos a ganhar mais de 11% ao ano e outras novidades

Fintechs Investir

Mintos – Continuamos a ganhar mais de 11% ao ano e outras novidades

3 min Partilhar 14 de Novembro, 2019

Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type
Mintos

Estou para escrever há algum tempo a relatar os novos desenvolvimentos da minha carteira de investimentos na Mintos. Decidi parar algum tempo para poder escrever-vos sobre esta que tem sido a minha experiência e das coisas que tenho aprendido.

Ótima taxa de Retorno

Continuo muito satisfeito com a minha taxa de retorno, que ao dia de hoje está em 11.56%. De notar que esta taxa de retorno é a taxa de juro dos empréstimos que tenho atualmente em curso. À medida que alguns empréstimos vão sendo pagos e outros vão estando ativos, a taxa poderá alterar-se. Ou seja, não é a taxa de retorno desde que iniciei os investimentos há vários meses atrás.

 

Mintos

Ausência de incumprimentos

Este é o ponto que levanta mais dúvidas. Porque raio existem taxas de retorno desta natureza sem incumprimentos? Chamo a atenção para a figura onde tenho a listagem dos meus retornos e do nível de incumprimentos. E é aqui que está o “segredo”. Eu só compro empréstimos que têm garantia de recompra. Ou seja, no caso do cliente não pagar a prestação o banco que vendeu o crédito recompra a dívida ao final de 60 dias, pagando ainda os juros vencidos nesse período.

Talvez aqui seja importante fazer uma pausa para explicar o modelo de negócio destas entidades. Quem comercializa os créditos nesta plataforma são bancos em várias partes do mundo que dão crédito aos seus clientes a taxas muito elevadas (em alguns casos mais de 50%). Estes bancos têm de colocar o crédito e depois vende-lo para libertarem espaço no seu balanço para emprestar a outras pessoas. Acontece que só nos dão taxas de 11%, o que significa que ficam com mais de 30% ao ano para a eventualidade de incumprimentos. Se 20% das pessoas não pagar, as outras pagam e compensam.

A ausência de incumprimentos não quer dizer que não haja risco. Como podemos ver, do total de empréstimos temos 4.33% que estão em atraso (ver a coluna, My Investments), sendo que grande parte, dentro de uns dias, será recomprada. O nosso risco está no risco de os bancos entrarem em incumprimento ou da Mintos deixar de funcionar. É possível, sempre… mas daí a importância de diversificar riscos.

Vendi parte da minha carteira e a experiência também foi boa

Se reparar, desde o meu último post, vendi parte importante da minha carteira porque precisei do capital para despesas pessoas. O processo de devolução do capital durou 2 dias úteis. Foi tudo muito rápido, a informação fluiu bem, recebi comunicações da Mintos, e o dinheiro entrou na minha conta bancária. Reforço este ponto porque um dos receios de algumas pessoas é o que acontecerá se quisermos levantar o dinheiro. Neste caso, correu bastante bem e ficou muito contente.

Mintos

Da minha carteira constatamos que maioria dos créditos tem uma taxa entre 12% e 13% mas que alguns têm taxas mais baixas (decidi fazer empréstimos hipotecários em Espanha e ganhar um bónus de cashback) e que estou a tentar baixar o prazo médio de empréstimos (que só está tão elevado porque acabei com parte da carteira como já referido). Vou continuar a optar por ter estes empréstimos mais curtos para ter mais flexibilidade.

O que vou fazer no futuro?

Contrariamente ao que algumas pessoas pensam, decido apostar nestas plataformas uma parte importante do meu património, porque não só gosto bastante de ganhar dinheiro sem trabalhar (os chamados rendimentos passivos) mas também porque acredito que o futuro passará em parte por estas ferramentas (basta ver o número de investimentos disponíveis, que ascende a mais de 200.000 empréstimos, o que facilita bastante a quem quer investir, não tem de esperar demasiado). Tenha em mente que a Mintos movimenta várias centenas de milhões de empréstimos por ano e que continua a crescer. Mais uma vez, não é garantia de nada mas…

O que vou fazer no futuro vai ser criar contas em novas instituições. Estou no processo de abrir conta em Fintechs que apostam no mercado imobiliário para testar e para contar a minha experiência. Já o queria ter feito há mais tempo mas não passa deste mês. Até lá, pode ver a nossa experiência com outras plataformas.

Também quer ganhar estas taxas?

Se quer ganhar estas taxas sugiro que conheça em maior detalhe o funcionamento da plataforma. Tenha em mente que esta é a minha experiência e que deve procurar o conhecimento pois o risco é todo seu. A mim tem corrido bem, mas nada é garantido. Caso queira aproveitar, se utilizar o nosso código ganhará um bónus adicional de 1% dos investimentos que fizer e nós também.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Olá, sou o João, em que posso ajudar?

Outros