Como ganhar 10% ou mais nos seus investimentos

0
2657
Depósitos a Prazo - Raisin

Numa altura em que as taxas de juro das nossas poupanças estão a níveis bastante baixas (ou zero), é altura de encontrarmos alternativas para rentabilizar as nossas poupanças. Neste artigo iremos apresentar-lhe algumas alternativas para que possa ganhar 10% ou mais nos seus investimentos.

Será que vale a pena investir nos mercados financeiros?

O investimento nos mercados financeiros, quer através de compras diretas de ações ou obrigações ou quer pela compra de fundos de investimento continua a ser uma das principais formas de rentabilizar as suas poupanças. No entanto, defendemos que exista uma diversificação do risco que assume por outras classes de ativos, tendo aqui relatado a minha experiência com os investimentos imobiliários.

Investimentos alternativos que lhe permitem ganhar 10% ou mais:

Nos últimos meses tenho experimentado o investimento através de plataformas alternativas e à medida que vou ganhando mais confiança vou não só aumentando o meu envolvimento como também relatando a minha experiência com estas plataformas. De forma resumida, apresento algumas plataformas que faz sentido que conheça:

Raize – 5% a 10% de retorno

Esta plataforma permite-nos emprestar dinheiro a empresas e as taxas de juro variam entre os 4% e os 11%. Existe o risco de perda do capital investido mas ao comprar uma carteira vasta irá mitigar o risco. Por exemplo, a taxa de juro da minha carteira é de 7.3% e o incumprimento é perto de 1.2%. O problema com esta plataforma é que existem muitos investidores e poucos credores o que pode demorar a que consiga investir o seu dinheiro. Mas depois de o fazer, os níveis de retorno são interessantes;

Twino – 8% a 11% de retorno

Esta plataforma foi a primeira onde comecei a investir no estrangeiro. É sediada na Letónia e permite o investimento em empréstimos a particulares de diversos países. A taxa de juro da minha carteira está perto de 9%. Gosto particularmente desta plataforma pois a maioria dos empréstimos tem garantia de pagamento, o que significa que se o cliente não pagar existe uma entidade que se substitui ao pagamento.

Mintos – 8% a 12% de retorno

Outra plataforma sediada na Letónia e que se assume como um supermercado global de empréstimos. Numa única plataforma poderá comprar empréstimos emitidos por inúmeras entidades, desde empréstimos ao consumo, empréstimo automóvel, habitação, agrícolas ou faturas. Tem atualmente investidores de mais de 40 países que investem assim em vários mercados na Europa.

É possível investir em empréstimos com ou sem garantia. No entanto, tem a particularidade de todos os empréstimos já estarem financiados por uma entidade que mantém uma parte do empréstimo, o que reduz claramente os conflitos de interesse. Atualmente a Mintos já intermediou mais de €950 milhões em várias moedas com uma taxa de retorno média de 12%. Tem milhares de empréstimos disponíveis, o que facilita a constituição de uma carteira diversificada muito rapidamente

ViaInvest – 9% a 12% de retorno

Uma plataforma também sediada na Letónia e que permite aos investidores comprar empréstimos com garantia de recompra (se o cliente não pagar a entidade recompra o empréstimo de volta, devolvendo capital e juros). É uma plataforma mais pequena do que as Twino e a Mintos mas que mesmo assim tem registado perto de 6000 investidores. Já intermediou perto de €100 milhões em empréstimos e afirma ter uma taxa de retorno média de 10.9%. De notar que a empresa tem atualmente 157 funcionários pelo que é uma empresa já consolidada.

Raisin – Depósitos a prazo com mais retorno

Estou atualmente no processo de abertura de conta da Raisin. Na prática, a Raisin é uma ferramenta que se constituiu como um supermercado de depósitos a prazo na Europa. Ao abrir a sua conta poderá constituir depósitos a prazo com a garantia do fundo de garantia de depósitos do País em que está sediado o banco a quem empresta do dinheiro. Pode aplicar as suas poupanças em depósitos a prazo com taxas superiores às praticadas em Portugal em diversos bancos e países na Europa. Naturalmente que se falamos de depósitos as taxas de juro que potenciam ronda os 1%-2% mas também está a emprestar dinheiro aos bancos.

Deixámos a referência a algumas plataformas que nos parecem interessantes para a rentabilização das suas poupanças. De salientar que ao aplicar o seu dinheiro em qualquer produto financeiro está a assumir riscos, daí que também possa obter retornos. O interesse destas plataformas é que poderá diversificar os seus riscos em carteiras com muitos empréstimos e com isso obter taxas de rendimento muito mais interessantes do que as aplicações alternativas.

Se tem experiência em alguma destas plataformas não hesite em deixe abaixo as suas ideias 😊

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorConheça o Movimento 1 Euro
Próximo artigoComo conseguir 12% de retorno num investimento?
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA