O que é Blockchain – Entenda tudo sobre Blockchain

Finanças Pessoais

O que é Blockchain – Entenda tudo sobre Blockchain

5 min Partilhar 11 de Março, 2021

Search
Generic filters
Exact matches only
criptomoedas

A possibilidade de se investir numa loja virtual representa uma série de vantagens, pois estamos na era digital e os consumidores, normalmente, procuram por soluções online. Comprar um produto sem sair de casa, apenas efetuando alguns cliques, é atualmente uma prática bastante segura e, durante o período de pandemia, muitas vezes se tornou a única alternativa para adquirir um produto ou serviço.

Quando se fala atualmente em e-commerce e era digital, é importante saber como funciona uma tecnologia conhecida como Blockchain. Uma tecnologia que serve para garantir a proteção das transações feitas online, proporcionando também mais transparência e agilidade no negócio. Para ficar por dentro das características dessa tecnologia, confira as informações abaixo. 

Conheça o Blockchain

Quem já ouviu falar ou sabe como funciona a utilização das criptomoedas, então com certeza já se deparou com a palavra Blockchain. Se hoje a utilização segura da Bitcoin, Ethereum e outras moedas digitais é possível, a Blockchain é a razão para isso.

O Blockchain surgiu em meados de 2008, em simultâneo com a primeira moeda digital conhecida, a Bitcoin. Já em 2009, o Blockchain e a Bitcoin já estavam disponíveis para o público, sendo um recurso muito importante para trazer a credibilidade que a transação envolvendo moedas virtuais exige.

O termo “Blockchain” pode ser traduzido para o português como “cadeia de blocos”. E é exatamente assim como essa tecnologia funciona. Grava, salva e permite validar informações relacionadas a trocas financeiras feitas digitalmente e realizadas em qualquer tipo de moeda, inclusive as criptomoedas. O armazenamento das informações é realizado em blocos. Daí vem o nome Blockchain.

Os blocos são conectados uns nos outros e constituem uma cadeia de blocos. Isso torna o Blockchain ideal para registar informações que precisam de confiança e segurança, como no caso de uma transação envolvendo uma Bitcoin ou alguma outra criptomoeda.

Bitcoin

Características do Blockchain

Também é possível afirmar que a Blockchain é como um livro-razão. Nesse livro ficam registradas as transações digitais realizadas. Para isso a Blockchain conta com uma moderna tecnologia que envolve o processamento de cálculos matemáticos e a atuação de vários computadores espalhados ao redor do mundo. Veja a seguir algumas das características essenciais da Blockchain. 

Descentralização

Não é necessário apelar a um órgão intermediário capaz de aprovar a transação ou estipular regulamentos contratuais. Uma das principais características é o fato de que ele é descentralizado. Esse é um dos maiores atributos positivos desse tipo de tecnologia, pois a descentralização permite maior independência e evita fraudes financeiras. 

Automatização

Essa tecnologia foi criada para que não haja duplicidade ou informação alterada. Por causa disso, as transações que não adotam essas regras não são registadas dentro do Blockchain.

Credibilidade

A aprovação de uma transação exige que outros computadores de outros participantes entrem em consenso para viabilizar que a transação seja realizada.

Bitcoin

O Blockchain influenciando o e-commerce

Devido a essa característica de priorizar a segurança nas transações digitais, o Blockchain é muito importante no e-commerce. Por isso, quem compra – ou pretende comprar – produtos em uma loja virtual, pode ficar tranquilo quanto à proteção dos dados.

No atual contexto, em que os usuários podem efetuar uma compra em qualquer lugar, bastando ter em mãos apenas um smartphone e acesso à internet, o e-commerce é muito requisitado. E a segurança é algo fundamental quando o assunto são compras online. E o Blockchain garante essa segurança. 

Além disso, por ser um sistema que funciona a todo momento, as transferências podem ocorrer a qualquer momento e em qualquer lugar do planeta. Além do mais, os gastos de transação são baixos.

Por causa dessas características, o Blockchain é importante também para o e-commerce, pois ela evita que dados já registados sejam apagados ou alterados. De uma forma geral, é possível dizer que o Blockchain consiste numa maneira segura, rápida, econômica, transparente e autônoma para quem quer efetuar transações online. 

Um dos motivos para isso é o banco de dados descentralizado, que não precisa da atuação de terceiros para confirmar as informações de uma loja virtual. Importa também salientar outros aspetos importantes que o Blockchain traz para um e-commerce. Confira na sequência quais são eles. 

Otimização de rastreio

Numa cadeia de distribuição baseada na tecnologia blockchain, é possível otimizar a gestão das solicitações e rastrear com mais eficiência os itens de stock. Isso ocorre porque os dados das mercadorias podem ser facilmente acedidos por meio de etiquetas RFID (radiofrequência) e sensores específicos.

Redução de custos

Quando os blocos são utilizados para otimizar os procedimentos administrativos da cadeia de distribuição, os gastos gerados pelo sistema diminuem e asseguram a proteção das transações. Eliminar as etapas intermediárias também reduz a possibilidade de fraudes e a duplicação de mercadorias, assegurando uma maior economia do dinheiro em seu negócio.

Segurança Informatica

Aumento da segurança

A tecnologia Blockchain garante para o e-commerce uma característica que é fundamental e que está relacionado também com o atendimento de qualidade: a segurança.

Isso é possível porque as moedas baseadas em Blockchain não trazem dados pessoais identificáveis. O Bitcoin é um exemplo disso, pois essa criptomoeda não solicita de um comprador a apresentação dos seus registos confidenciais. Desse modo, o próprio comprador permite a transferência do valor para o vendedor. Importa lembrar que diante das possibilidades de crimes cibernéticos, há o perigo de perder informações de clientes. 

Por essa razão, a segurança proporcionada pelo Blockchain pode solucionar esse problema e ainda trazer mais credibilidade para a loja virtual.

Competitividade para o seu negócio

Ao garantir proteção e facilidades para os clientes, o e-commerce passa a ter boas avaliações por parte dos usuários. Além disso, o processo de compras se torna livre de fraudes, mais flexibilidade em várias operações, maior confiança no armazenamento de dados e registos e a capacidade de aprovar pagamentos no exato instante em que eles ocorrem.

Agilidade nos contratos

Há bastante burocracia quando o assunto envolve o contrato entre os fornecedores e demais prestadores de serviço das lojas online. Tais empecilhos burocráticos podem atrapalhar o andamento do negócio.

Nesse caso, o blockchain proporciona contratos inteligentes. Esses contratos facilitam o processo ao verificar de forma programada se as partes envolvidas estão cumprindo devidamente as cláusulas determinadas no contrato, e executando-o de forma automática.

O e-commerce é uma realidade na atual era digital

Iniciar a gestão de uma loja virtual é a possibilidade de obter lucros num empreendimento próprio na internet. Já para quem é proprietário de uma loja física, investir também em e-commerce é adaptar o seu negócio para os novos tempos.

Não é difícil investir numa loja online. Hoje em dia é possível contar com ferramentas que viabilizam tal iniciativa. WordPress, Magento e Shopify são apenas alguns desses exemplos.

Portanto, com um bom planeamento e com boas ferramentas digitais aliadas ao Blockchain, um e-commerce tem tudo para ser bem sucedido.


Vitor é especialista em conteúdo e SEO na PRable, tem experiência em WordPress e na produção de conteúdos de tecnologia otimizados para conquistar as melhores posições no Google, adora jogos, futebol, e viagens.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro