Sabe o que são criptomoedas?

0
84
criptografia

A criptografia abarca um conjunto de métodos que visam estabelecer um código entre o emissor e o receptor de maneira a que ninguém consiga decifrar o código, sem ser os envolvidos. Esta codificação é representada geralmente por algoritmos matemáticos e estabelece uma informação inteligível restrita às duas únicas pessoas acima referidas.

Em que pode ser utilizada a criptografia?

Este método pode ser usado para telefonemas, e-mails, etc., visto que torna o processo mais seguro e privado. Ele é usado também naturalmente nas criptomoedas. O que se passa neste sector tem a ver com a revolução digital que está a acontecer em todas as áreas e que teria, inevitavelmente, de chegar a esta também.

Criptografia nas moedas

Na criptografia das moedas o processo é semelhante. Uma codificação é feita para que ninguém tenha acesso àquela moeda a não ser o dono da mesma. A criptografia nas moedas é também descentralizada, assente no “blockchain”. Descentralização, neste contexto, significa que não há uma entidade financeira reguladora. O que salta mais à vista neste aspecto é que as criptomoedas não são reguladas por um estado, o que pode ter vantagens e desvantagens, consoante o ponto de vista.

Blockchain na criptografia

‘Blockchain’ é uma tecnologia que regista, portanto, todas as transacções destas criptomoedas e garante a descentralização dado que funciona como intermediário entre as duas partes. Este chamado “protocolo de confiança” assegura a validade das transacções feitas pelas criptomoedas.

Criptomoedas e Bitcoin

As criptomoedas são conhecidas por serem úteis não só porque representam segurança nas transacções, como já referimos, mas também porque essas transacções são feitas no imediato.

A Bitcoin é a moeda digital mais conhecida, a primeira a ter sido comercializada, e a que vale mais neste momento.

Saiba mais sobre este tema que tem tido grande impacto no sector: leia também o artigo Criptomoedas – O que são?

COMPARTILHAR
Artigo anteriorComo pagar a lua-de-mel sem se endividar?
Próximo artigo6 coisas maravilhosas depois de pagar uma dívida
Luís Cavaleiro Ferreira
O Luís é uma das novas promessas do Grupo Reorganiza. Estudou no Colégio Militar onde desenvolveu o gosto pelo desporto e o seu carácter. Foi depois para a Universidade Católica e ainda passou pelo Seminário de Caparide. Tem um grande gosto por perceber a origem dos problemas e das suas soluções e o seu lado humano dá-lhe uma grande sensibilidade para os problemas das pessoas, que procura solucionar.

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de