Planear Reforma – O Que Não Consegue Prever

Investir Reforma

Planear Reforma – O Que Não Consegue Prever

2 min Partilhar 27 de Junho, 2010

Search
Generic filters
Exact matches only
planear a reforma

Ao longo dos últimos dias temos vindo a publicar artigos sobre como Planear Reforma focalizando estratégias através dos artigos, Porque Deve Planear a Sua Reforma o mais Cedo Possível, Quanto Deverei Poupar para a Minha Reforma e 4 Dicas Básicas para Planear Reforma, os quais aconselho a leitura atenta antes de continuar com a leitura deste artigo.

No entanto, nem tudo é mensurável e nem tudo é previsível. Existem variáveis que por muito que estejam quantificadas elas podem ser completamente diferentes do que hoje julgamos ser.

Há Variáveis Imprevisíveis na Preparação da Reforma

  • Taxa de juro

A não ser que efectuem um Plano para a Reforma baseado em uma taxa de juro pré-estabelecida que na generalidade dos produtos são demasiado baixas, a taxa de juro ou rentabilidade de determinado produto não é possível determinar.

No entanto, sabe-se que produtos com maior potencial de rentabilidade e maior risco associado tendem a ser as melhores opções para investimentos de longo prazo. Como estamos de falar de longo prazo podemos sempre acreditar na diluição do risco ao longo dos anos.

  • Segurança Social

Não preciso alongar muito sobre este item, no entanto, sabemos que a sustentabilidade da Segurança Social possui os seus dias contados o que irá certamente influenciar as pensões no futuro.

A potencial eliminação de reformas e pensões leva-nos a ponderar o montante que desejamos ter na idade da reforma, pois as nossas opções de poupança poderão não ser suficientes no futuro.

  • Inflação

Não sabemos a evolução da inflação, nem sabemos quanto valerá 1 EUR daqui a 20 anos. A inflação é um incógnita e influenciará o sucesso de todo o planeamento da reforma, no entanto, temos que viver com ela.

  • Idade da Reforma

Hoje sabemos qual a idade da reforma, mas será que se irá manter daqui a 30 anos. Não me parece possível saber qual a idade da reforma até porque ainda há pouco tempo assistimos a alterações nestes domínios. Não saber quando devemos iniciar a nossa reforma não nos permite fixar uma meta tornando mais difícil o planeamento.

  • Salários

Também não consegue saber qual será a evolução futura do seu salário, nem saberá se irá ter um salário no futuro. O que sabe é que hoje possui determinado salário e está a projectar todas as suas decisões sobre o mesmo.

  • Esperança de vida

Todos sabemos a média da esperança de vida, mas será que iremos beneficiar dessa média? Não conseguimos prever quantos anos vamos viver após a reforma o que nos impossibilita de determinar a poupança necessária para uma reforma estável.

Como Planear a Reforma

Como podem verificar existem variáveis difíceis de prever e de determinar, contudo, o objectivo da reforma é superior a todas as dificuldades o que permite ao investidor acreditar que está a efectuar o seu complemento de reforma para melhores dias no futuro.

Para começar a poupar já hoje para a reforma é fundamental que conheça os básicos dos principais produtos de aforro. Assim, sugerimos que leia “O que são PPR”, conheça o que são os certificados de aforro e que destine um montante mensal para poupança.

 



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro