Qual a melhor plataforma para trocar os vouchers dos manuais escolares gratuitos?

0
3577
manuais escolares gratuitos

Nesta altura do ano ter de deixar os assuntos de trabalho arrumados, partir para férias e ainda ter a preocupação com tudo o que há a tratar, previamente, para o próximo ano lectivo, exige alguma organização para muitas famílias.

A boa notícia é que o orçamento familiar já não é tão carregado com tantos manuais escolares obrigatórios, como o foi durante muitas décadas em Portugal.

Os manuais escolares tornaram-se parcialmente gratuitos no passado ano lectivo, sendo que em 2019-20 a medida se torna universal e abrange os alunos até ao 12º ano a nível nacional.

No entanto, há ainda muitos encarregados de educação que não conhecem bem este sistema – que tem duas vertentes e comporta livros novos e livros reutilizados – e algumas regras a ter em conta.

Como ter acesso aos vouchers?

– Os encarregados de educação dos alunos têm de se inscrever na plataforma MEGA – www.manuaisescolares.pt ou na aplicação para plataformas móveis, ‘Edu Rede Escolar’ (android ou iOS);

– É necessário apresentarem o número de identificação e também o número de identificação fiscal (NIF). O NIF tem de ser validado, através de login, no Portal das Finanças, para garantir que corresponde ao do encarregado de educação. O registo é gratuito;

– Quem não tiver acesso à Internet, deve dirigir-se à escola onde está matriculado o seu educando e solicitar os vouchers em papel. Esta medida contempla uma mistura de livros novos e reutilizados, atribuídos aleatoriamente entre os alunos de todo o país. No caso de lhe serem atribuídos livros reutilizados, terá de se dirigir à escola onde o estudante está matriculado;

– Os cadernos de atividades, fichas e ‘packs pedagógicos’ não estão incluídos e terão de ser adquiridos por todos.

Quando serão emitidos?

Os vouchers já estão a ser disponibilizados, a partir do dia 9 de Julho, para os alunos dos seguintes anos de escolaridade:

1.º ciclo: 2.º, 3.º e 4.º anos
2.º ciclo: 6.º ano
3.º ciclo: 8.º e 9.º anos
Secundário: 11.º e 12.º anos

Os vouchers relativos aos manuais dos anos de início de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º) ficarão disponíveis a partir de 1 de agosto.

Os manuais gratuitos têm de ser devolvidos?

Sim. É um facto que no final do ano letivo, os encarregados de educação terão de devolver às escolas os manuais que receberam. Mas há exceções: no 9.º ano, como os alunos têm exames a Português e Matemática, poderão ficar com os manuais destas disciplinas dos dois anos anteriores e entregá-los só depois das provas. O procedimento é igual para os alunos do ensino secundário, que poderão ficar com os manuais das disciplinas em que pretendem fazer os exames do 11.º e 12.º ano, devolvendo-os de seguida. Em caso de retenção (chumbo), o aluno pode conservar na sua posse os manuais relativos ao ciclo ou às disciplinas em causa até à sua conclusão.

O que acontece se os livros que devolver à escola estiverem em mau estado?

Se os manuais não estiverem em condições de serem reutilizados, os encarregados de educação poderão ter de pagar o valor de capa do livro. Se tal não for feito, poderão ficar impedidos de receber manuais gratuitos no ano seguinte. Note-se que cada manual é considerado individualmente, ou seja, se não for entregue em bom estado o manual de apenas uma disciplina, só se perde o direito a receber o manual dessa disciplina no ano seguinte.

Como trocar o seu voucher?

Quando os vouchers se referem a livros novos, os livros têm de ser levantados apenas nos pontos aderentes à campanha. Um dos pontos aderentes autorizados, o Continente Online, dá-lhe vantagens para trocar os vouchers Mega e para poupar no início do ano letivo. Pode fazer a sua reserva, à distância de um clique, sem ter de se deslocar. Em poucos minutos terá tudo resolvido, com entrega gratuita onde quiser.

Aproveite 10% de desconto em Cartão Continente na compra de livros escolares, sem voucher, e cadernos de actividades, para reservas até 31/07. e ganhe ainda 10€ de desconto numa próxima compra online se reservar, livros escolares sem voucher e cadernos de atividades, até 31/08) A entrega é grátis, em casa, no trabalho, ou levante a encomenda em mais de 600 pontos espalhados pelo país.

Pode aproveitar também os 20% de desconto em Cartão em apoio escolar, como gramáticas, dicionários, livros de preparação para exames ou livros do plano nacional de leitura.

Como reservar:

  • Aceda a manuais.continente.pt
  • Escolha a opção ‘Escola’ e depois ‘reservar com vouchers’
  • Indique o local onde pretende receber gratuitamente os manuais escolares
  • Introduza o(s) voucher(s) MEGA
  • Reserva feita

Resolva tudo com facilidade e converse com os mais novos sobre educação financeira:

Esta é uma forma rápida, prática e eficaz de passar aos mais novos – adaptando o discurso à sua idade – que o investimento na educação é fundamental, mas é importante saber fazer as melhores e escolhas e poupar. O subsídio de férias dos pais/educadores terá de servir para os dias de descanso, mas ao mesmo tempo para investir na educação e até noutras prioridades financeiras da família. É nestas questões quotidianas que estes temas se vão introduzindo com naturalidade. Um dia será mais fácil e intuitivo para os mais jovens fazerem melhores escolhas financeiras.

Aproveite os benefícios que o Continente Online tem para si e resolva a situação em minutos e sem sair de casa. Se tiver as suas prioridades asseguradas, mais facilmente escolherá as actividades que pode fazer no período estival, sem fazer um rombo desnecessário no restante orçamento familiar.

Avalie este artigo

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de