Seguro de Empregada Doméstica – É Obrigatório!

0
248
Empregada Doméstica

Se tem uma empregada doméstica é obrigado a ter um seguro de acidentes de trabalho. Todos os empregadores têm de proteger os seus empregados e se não o fizerem serão responsabilizados por isso em caso de sinistros. De seguida apresentamos-lhe as principais características do seguro de empregada doméstica.

Em que consiste o seguro de empregadas domésticas?

O seguro de empregadas domésticas é um seguro de acidentes de trabalho como qualquer outro. Destina-se a cobrir as consequências que decorrem de um sinistro no local de trabalho ou na deslocação de ou para o local de trabalho. Pode parecer pouco comum mas os acidentes acontecem e em casa estamos muitas vezes permeáveis a acidentes, pequenos ou grandes).

Os seguros diferem entre si de acordo com o risco de sinistro. Assim, diferentes profissões têm diferentes prémios e a profissão de trabalho doméstico tem um risco e características próprias que acabam por ditar diferentes coberturas e exclusões

Quais as principais coberturas do seguro?

O seguro de acidentes de trabalho para empregadas domésticas garante um conjunto de coberturas em caso de acontecer algum acidente (de notar que a expressão acidente é importante na medida em que doenças profissionais não são consideradas). Podemos destacar:

  • Perda de salário e restantes regalias nas quais se inclui a alimentação;
  • Diagnóstico;
  • Tratamentos e assistência médica;
  • Hospitalização;
  • Medicamentos;
  • Fisioterapia.

O valor a segurar tem em consideração se a empregada trabalha a tempo inteiro (no caso em que o valor mínimo é o salário mínimo nacional acrescido das regalias que existam como sendo os subsídios de férias, Natal e alimentação) ou a tempo parcial (proporção de horas trabalhadas face ao valor a tempo inteiro).

Duração do seguro de empregadas domésticas

Os seguros de empregadas domésticas, como os restantes seguros de acidentes de trabalho são seguros temporários renováveis. A sua duração é anual e podem ser renovados todos os anos salvo oposição de alguma das partes. Tenha em atenção que o nível de sinistralidade poderá aumentar o prémio que irá suportar no ano seguinte.

As seguradoras não são todas iguais e existem constantemente campanhas específicas para os vários produtos daí que possa fazer sentido recorrer a um mediador especializado para conseguir ter a melhor cobertura ao melhor preço. E se agregar vários seguros poderá ter também descontos comerciais que podem fazer toda a diferença no preço final pago. Sugerimos que preencha o formulário abaixo para ter a melhor cotação para o seu caso específico.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anterior5 Razões para fazer um seguro de saúde
Próximo artigoComo Reduzir o Endividamento
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

DEIXE UMA RESPOSTA