5 Dicas Rápidas para Poupar Dinheiro

0
92
eficiência energética

Nos dias que correm, quando se fala em poupança todos nós ficamos atentos, não só porque os tempos estão difíceis como o ambiente que nos rodeia transparece indícios de que tempos mais difíceis virão. Saber poupar dinheiro para emergências é fundamental para equilibrar as contas caseiras e saber poupar dinheiro rápido pode ser o elemento chave para sucesso.

Nas questões do dinheiro e da poupança, muitas são as recomendações e ensinamentos que todos os dias ao longo das nossas vidas nos são transmitidas. Contudo, um dos ensinamentos que sempre esteve presente no meu percurso, foi de que o dinheiro não é de quem o ganha mas sim de quem o poupa.

Para fazer jus ao ensinamento ficam aqui pequenas dicas para poupar dinheiro que poderão ser regras de ouro para uma correcta optimização das nossas finanças. Há quem defenda que para poupar dinheiro é necessário ganhar mais dinheiro. Mas não será mais fácil poupar €1 do que gastar €1?

Registar Todos os Gastos Mensais

Com certeza que um bom registo mensal das nossas despesas, ajuda-nos a identificar com alguma precisão que tipo de despesas possuímos, bem como quais as que consomem mais recursos e como podemos racionalizar estas despesas.

Sempre que identificamos uma despesa e o seu peso no orçamento mensal, mais facilmente podemos identificar e aplicar estratégias para optimização da mesma, bem como, caso não seja necessária a sua eliminação e assim poupar dinheiro.

Poupar Dinheiro no Pequeno-Almoço

O pequeno almoço é a refeição mais importante do dia, logo devemos comer produtos saudáveis. Uma refeição saudável não necessita de ser cara, conforme poderão pensar. Caso tome o pequeno almoço fora de casa é para si o seguinte exemplo.

Provavelmente sabe que gasta em média por um café e uma nata, ou uma meia de leite e um pão com manteiga no café aproximadamente 2 Euros. Com 2 Euros pode comprar 3 litros de leite, que ao fim de um mês são 90 litros de leite.

Consegue tomar 3 Litros de Leite por dia? Meia de leite e um pão com manteiga em casa custa menos de 0,70 cêntimos, o que significa uma poupança de 1,30 euros por dia que são 39 euros por mês, logo 468 euros por ano. É uma poupança significativa e dá que pensar.

Como poupar dinheiro

Compras do Mês só com Lista

Quando for às compras do mês ou compras da quinzena, leve lista das faltas e não se desvie do que planeou. As promoções só são boas caso sejam necessárias. Veja se compensa fazer as suas compras uma vez por mês ou antes fazer as compras semanais. Com as promoções constantes torna-se cada vez mais compensador fazer compras com maior regularidade.

Partilhe o seu Carro

Além de poupar dinheiro ainda poupa o ambiente. Na verdade, se partilhar o seu carro com um colega de trabalho ou amigo que tem a mesma direcção diária, irá verificar uma poupança extraordinária na sua conta bancária.

Cuidado com os Cartões de Crédito

Um cartão de crédito pode ser muito útil, não só porque permite que tenhamos dinheiro disponível em meses de aperto mas também porque nos oferece dinheiro grátis durante 50 dias. Contudo, devem pagar sempre a divida do vosso cartão de crédito a 100%, ou na sua totalidade por forma a não pagar juros, e ainda não aceitem anuidade ou outras despesas, já existem diversos bancos que oferecem a anuidade do cartão de crédito. Se não se consegue controlar com o cartão de crédito então destrua-o.

Estas pequenas dicas irão dar-lhe uma poupança significa no seu orçamento mensal. Por que não ler mais 30 dicas de poupança?

Avalie este artigo

Deixe um comentário

avatar
  subscrever  
Notificação de