Melhor Conta Ordenado – Como escolher a sua conta ordenado?

2
12029
Conta ordenado

A conta ordenado é uma solução cada vez mais utilizada pelas famílias portuguesas para gerir o seu dinheiro no dia-a-dia. Neste artigo vamos comparar algumas alternativas de conta bancária e ajuda-lo a escolher o melhor banco para confiar o seu dinheiro.

O que é uma conta ordenado?

Uma conta ordenado é uma conta à ordem tradicional mas que tem associado um conjunto de benefícios e isenções que podem ser do seu interesse (ou não). Estas contas têm sido muito procurados numa altura em que os bancos estão a aumentar as suas comissões bancárias, sendo uma forma do banco fidelizar os seus clientes.

Quais as vantagens das contas ordenado?

Em troca da domiciliação do seu vencimento, os bancos conferem um conjunto de vantagens que importa que conheça:

  1. Isenção de algumas comissões, ou desconto em comissões tradicionais, como sendo as comissões de manutenção de conta, as comissões de transferências ou mesmo descontos em comissões diversas;
  2. Disponibilização de um descoberto bancário autorizado, que mais não é do que uma linha de crédito que poderá utilizar a qualquer momento, podendo representar o equivalente a um ou dois salários;
  3. Descontos e outros serviços adicionais, como sendo seguros, desconto em gasolineiras ou outros prestadores de serviços.

Mas será que a conta ordenado tem só vantagens?

Bem, uma conta ordenado tem vantagens mas não é propriamente um presente caído do Céu. Na prática, estas contas são uma forma de os bancos colocarem uma crédito de curto prazo junto dos seus clientes, com taxas de juro que estão muito perto das taxas máximas praticadas no mercado.

O descoberto bancário é uma das principais causas de problemas financeiros nas famílias, pois facilita o acesso ao crédito sem que o cliente se dê conta (não precisa de mudar de cartão). Assim, se não tem controlo financeiro deverá evitar ter esta opção ativa e se precisar de uma linha de crédito imediata para emergências, poderá recorrer a cartões de crédito.

Qual o melhor banco para a sua conta ordenado?

Atualizámos recentemente a nossa análise à melhor conta ordenado do mercado. Fizemos uma triagem pela banca tradicional e pela banca nascente ou online. De facto, a inovação bancária tem permitido o surgimento de uma oferta muito competitiva e que se distingue da banca tradicional por critérios de preço, conveniência e nível de serviço. Mas já lá iremos.

A nossa escolha para a melhor conta ordenado varia de acordo com diferentes critérios:

  1. Preço – Se o seu critério é a conta ordenado com o mínimo de comissões, destacamos as contas do ActivoBank e do Banco BNI Europa. De notar que ambos os bancos são conhecidos por não cobrar as principais comissões, sendo que o ActivoBank tem a funcionalidade de descoberto autorizado e o Banco BNI Europa não tem (que poderá substituir pelo cartão de crédito);
  2. Remuneração – Se o critério de escolha da conta ordenado é o acesso a taxas de juro na sua poupança ou no saldo à ordem, a escolha deverá recair também no Banco BNI Europa e no Bankinter, ambos com taxas de juro bastante interessantes;
  3. Benefícios diversos – Se o critério de escolha for o acesso a benefícios diversos, poderá optar pelo Mundo 1,2,3 do Banco Santander, pois tem um conjunto vasto de benefícios que vão desde descontos nos principais serviços a vales de Hotel e afins.
  4. TAEG da conta ordenado – Se preferir optar pelo menor custo do seu descoberto autorizado, poderá recorrer à conta ordenado do MillenniumBCP, uma conta com uma das mais baixas taxas de juro.
  5. Acesso a crédito com melhores condições – Poderá ter interesse em vir a contratar um crédito habitação ou um crédito pessoal no futuro. Assim, pode fazer sentido criar um histórico bancário junto de uma instituição financeira com bons produtos de crédito. Deste modo, poderá optar pelo Banco Santander (que tem uma boa oferta de crédito) e pelo Banco Bankinter.

Atenção ao descoberto autorizado da conta ordenado

Como referimos anteriormente, deverá ter muita atenção à utilização do descoberto autorizado da sua conta ordenado. Se precisa mesmo de ter a flexibilidade que este descoberto confere, sugerimos que procure um cartão de crédito e que o pague a 100%. Assim, tem a flexibilidade que precisa mas não paga qualquer juro, ao mesmo tempo que pode recorrer a programas de benefícios como sendo programas de milhas ou descontos diversos.

Se não precisa do descoberto autorizado, sugerimos que opte por abrir uma conta no Banco BNI Europa ou no ActivoBank e que procure um cartão de crédito adequado às suas necessidades.

Avalie este artigo
COMPARTILHAR
Artigo anteriorQuando não tenho dinheiro…
Próximo artigoCrédito Habitação – Melhor Banco para Crédito Habitação
João Morais Barbosa
Iniciou a sua carreira no setor financeiro onde desempenhou funções de analista de ações e gestor de fundos de investimento. Especialização em mercados e ativos financeiros no ISCTE e uma pós-graduação em Análise Financeira no ISEG, curso que lhe conferiu o Certificado Europeu de Analista Financeiro. Fundou a Escola de Finanças Pessoais – sendo co-autor de seis livros nesta temática (Manual das Finanças Pessoais, Manual da Poupança, Como Acabar com as Dívidas Pessoais e Familiares, O meu primeiro livro de Finanças Pessoais e Como ensinar o meu filho a poupar, Viva uma Reforma Feliz). Através da Escola de Finanças Pessoais já formou mais de 5.000 colaboradores de empresas nacionais e internacionais. Tendo sido Diretor-Comercial na DignusCapital, decide criar o seu projeto próprio na área da renegociação e intermediação de crédito, fundando a Reorganiza, empresa onde trabalha atualmente.

2
Deixe um comentário

avatar
2 Comentar tópicos
0 Respostas do Tópico
0 Seguidores
 
Comentário mais reagido
Tópico de comentário mais quente
1 Autores de comentários
francisco Autores recentes de comentários
  subscrever  
mais recente mais antigo mais votado
Notificação de
francisco
Visitante
francisco

tenho desde novembro 2014 um credito de 2500 euros na setelem ( 24 meses),, tenho conta ordenado no totta , pago pelo credito mensal 122 euros , ainda compensará mudar de banco?

francisco
Visitante
francisco

tenho desde novembro 2014 um credito de 2500 euros na setelem ( 24 meses),, tenho conta ordenado no totta , pago pelo credito mensal 122 euros , ainda compensará mudar de banco?