-->

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

SIMULE AQUI SEM COMPROMISSO O SEU CRÉDITO HABITAÇÃO

3 Dicas Cartão de Crédito

Crédito

3 Dicas Cartão de Crédito

2 min Partilhar 28 de Junho, 2022

Search
Generic filters
Exact matches only
cartão de crédito

Sabia que em Portugal temos, em  média, mais de 1 cartão de crédito por adulto? Os cartões de crédito são dos principais focos de problemas financeiros, apesar de poderem ser boas ferramentas de gestão do dinheiro. Neste artigo deixamos 3 dicas para lidar melhor com os seus cartões de crédito

Faça um Check-Up do seu Endividamento e das Condições das Dívidas

Nada melhor do que saber a verdadeira dimensão da divida do seu cartão de crédito e qual o impacto desta no seu orçamento. É fácil saber o montante em dívida, bastando consultar o extrato do cartão. Poderá ainda consultar o mapa de responsabilidades do Banco de Portugal onde terá uma listagem resumida de todos as dívidas em seu nome (esperamos que não tenha nenhuma surpresa desagradável).

Uma outra sugestão passa por procurar saber a modalidade de pagamento atual e quais as modalidades disponíveis para pagamento, bem como a taxa de juro que paga em cada dívida. De seguida, poderá fazer uma pequena tabela com 6 colunas:

  1. Nome do Banco;
  2. Nome/Número do cartão;
  3. Montante em dívida;
  4. Modalidade de Pagamento;
  5. Taxa de Juro;
  6. Pagamento mensal.

Defina uma Estratégia de Pagamento

Ter uma dívida de cartão de crédito é uma prisão muito penalizadora. Não ter esta dívida é já um ganho à partida. Se considerarmos que as taxas de juro dos cartões de crédito são superiores a 15%, facilmente percebemos a rentabilidade de liquidarmos antecipadamente estas dívidas. Assim, faz todo o sentido definir uma estratégia de pagamento numa de duas modalidades:

  • 1ª Corrente:

Pagar primeiro a divida do cartão de crédito com maior taxa de juro. Esta estratégia poderá não ser a que maior motivação lhe trará mas é certamente a que permite poupar mais dinheiro.

  • 2ª Corrente:

Pagar primeiro o cartão com menor divida. Aqui terá resultados mais rápidos pois como começa a pagar o cartão de crédito com menor divida então rapidamente irá se ver livre desse cartão e dedicar todos os seus esforços aos próximos cartões.

Resolução para este ano – Atenção aos cartões de crédito

Três recomendações que podem ser bastante úteis:

  1. Utilize o cartão de crédito apenas nas compras urgentes, necessárias e imprescindíveis;
  2. Opte pela modalidade de pagamento a 100%;
  3. Cumpra com as 3 Regras Fundamentais na utilização do cartão de crédito

Quer Ver-se Livre dos Cartões de Crédito?

Se quiser acabar com todos os seus cartões de crédito deverá analisar a possibilidade de fazer uma consolidação de créditos. Se tiver um imóvel poderá também testar o crédito consolidado com hipoteca. As poupanças são muito significativas e podem ser meio caminho andado para que possa acabar com todas as suas dívidas e constituir uma conta poupança.



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro