Conta à Ordem: Qual o melhor banco?

Finanças Pessoais

Conta à Ordem: Qual o melhor banco?

4 min Partilhar 15 de Julho, 2014

Search
Generic filters
Exact matches only
melhor conta à ordem

Tem uma conta à ordem mas está descontente com o seu banco? Acha que paga demasiadas comissões desnecessariamente? Ou está simplesmente à procura de encontrar o melhor banco para a sua conta à ordem? Neste artigo vamos dar-lhe algumas luzes para que possa tomar a melhor decisão e, já agora, poupar algum dinheiro no processo.

É cada vez Mais Importante ter um Banco ao Nosso Lado

Podemos não gostar dos bancos por algum motivo. Contudo, é cada vez mais importante que tenhamos a capacidade de ter um bom relacionamento bancário. Temos de ter um banco ao nosso lado e temos de encontrar aquele que possa ser nosso parceiro não só nos bons momentos mas também nos maus momentos.

É também fundamental que tenhamos a noção de que ao longo da nossa vida vamos ter diferentes necessidades financeiras. No início talvez precisemos de um banco apenas para as movimentações do dia-a-dia. A dada altura vamos precisar de financiamento. Noutros momentos precisaremos de aplicar as nossas poupanças.

Uma dica muito importante: comece desde logo a criar histórico numa instituição financeira credível e sólida. O facto de o banco o conhecer vai-lhe facilitar a vida no futuro.

Não Olhe Apenas Para a Comissão De Gestão

Ao escolher um banco, não faz sentido olhar apenas para a comissão de gestão ou comissão de manutenção de conta. Esta pode ser uma preocupação. No entanto, poderá valorizar outro tipo de variáveis, produtos ou serviços. Sugerimos que seja rigoroso na sua escolha, pois a falta de rigor trouxe algumas más experiências que convém não repetir.

Analise o SEU Caso Concreto

Uma das formas preferidas para escolher um banco é recorrer a uma opinião de terceiros. No entanto, cada um de nós tem necessidades diferentes. O que para um cliente é bom pode não ser bom para outro cliente. Escolha um banco à SUA medida.

Avalie a Credibilidade do Banco

A credibilidade e a segurança das instituições financeiras é um assunto sério. Infelizmente, os acontecimentos recentes mostram-nos que aquilo que é sólido hoje pode passar a ser frágil passado pouco tempo. Temos, contudo, de nos guiar por algumas métricas, como por exemplo:

  • Quais os principais acionistas do banco?
  • Quais os rácios de capital (indicam a solidez do banco);
  • Qual o rating do banco?
  • Qual a taxa que oferecem pelos depósitos a prazo (taxas muito elevadas, tirando as taxas promocionais, devem levar-nos a questionar sobre a solidez do banco)

Confiança e Proximidade Com o Gestor de Conta

Um bom gestor de conta pode ser um importante aliado na gestão das nossas finanças pessoais. Não esquecendo que é um comissionista como tantos outros, é importante que encontremos um gestor da nossa confiança. Aliás, é fácil conhecermos alguém que trabalhe num banco ou que se relacione de forma próxima com algum funcionário bancário.

Melhor Conta a Ordem Para o Dia-A-Dia

É daquelas pessoas que precisa do banco apenas para satisfazer as necessidades básicas do dia-a-dia? Movimentar o seu dinheiro, fazer pagamentos e transferências bancárias? Nesse caso, deverá procurar informar-se sobre:

  • Custo de Manutenção ou de gestão de conta. Este custo pode variar se domiciliar o vencimento na instituição financeira.
  • Quais as vantagens de domiciliar o seu vencimento. Pode ter diversas vantagens como a redução de comissões, descontos em parceiros, taxas de depósitos a prazo mais atrativas, entre outros.
  • Custo de transferências bancárias;
  • Anuidade do cartão multibanco e do cartão de crédito;
  • Conveniência e qualidade do serviço de internet banking.

Dica: Da análise feita recentemente, os melhores bancos para a sua conta à ordem assumindo este critério serão o ActivoBank, o Banco CTT e numa segunda linha o Banco BIG.

Melhor Conta a Ordem Para Poupança e Investimento

Nem todos os bancos estão voltados para a poupança e o investimento. Claro que todos promovem os seus produtos de poupança e de investimento, especialmente hoje em dia que todos os bancos estão à procura de comissões. No entanto, há bancos mais eficientes e com oferta mais interessante neste campo.

Para o ajudar na sua decisão, sugerimos que tenha em atenção os seguintes critérios ou fatores de análise:

  • Caso pretenda poupar sem risco, compare as taxas de juro dos depósitos a prazo. Para facilitar pode usar o nosso comparador dos melhores depósitos a prazo.
  • Se pretende algum risco, procure bancos com uma carteira ampla de contas poupança, seguros de capitalização e fundos de investimento. Nesta rúbrica escolha um banco que ofereça também produtos de outras instituições financeiras e sociedades gestoras internacionais. Fique também atento aos custos/comissões dos produtos associados (por exemplo, NUNCA pague comissão de subscrição de produtos).
  • Se é adepto de compra e venda de ações, analise o preçário ao dispor. Rúbricas como comissões de custódia de títulos, comissão de corretagem e outras anuidades.
  • Se procura poupar de forma passiva (poupar em função do tipo de consumo), procure bancos que lhe proporcionem poupança em função da utilização que faz da conta e dos cartões associados. Por exemplo, há bancos que dão descontos em produtos, serviços e redes de parceiros.

Dica: Da análise feita recentemente, os melhores bancos para a sua conta à ordem assumindo o critério poupança/investimento serão o ActivoBank, o Banco BIG e numa segunda linha o Banco BEST e o Banco BPI.

Melhor Conta a Ordem Para Financiamento

Se a sua preocupação é estabelecer uma relação com um banco para lhe proporcionar boas condições ao nível do financiamento, seja para compra de uma habitação, para compra de um automóvel (se bem que neste caso pode ser mais interessante fazer crédito no concessionário que está sempre disponível para negociar) ou para satisfazer qualquer outra necessidade no crédito pessoal.

Sugerimos que analise as seguintes rúbricas, nunca esquecendo o que referimos anteriormente: se tiver um bom histórico (e longo) irá conseguir uma aprovação mais rápida e em melhores condições.

  • Spread Médio praticado nos últimos meses o que lhe dará uma perceção da maior ou menor agressividade comercial do banco. Para facilitar fizemos uma análise do melhor banco para crédito habitação.
  • Taxa de juro média praticada no crédito pessoal, automóvel e/ou no leasing. Para facilitar pode utilizar o simulador de crédito da Reorganiza;
  • Prazo máximo dos créditos e relação prazo/taxa de juro;
  • Comissões médias praticadas nos pedidos de análise (comissão de dossier, comissão de estudo do processo ou outras)
  • Nível de exigência de cross-selling (muitas vezes os bancos obrigam à contratação de diversos produtos/serviços que acabam por encarecer bastante a proposta inicial.

Dica: As taxas de juro médias praticadas (TAEG) são muito semelhantes nos diversos bancos comerciais e mesmo nas principais instituições financeiras de crédito. Talvez coloquemos o BPI e o Banco Popular como os melhores bancos, mas com diferenças mínimas face aos restantes.

Qual a Melhor Conta a Ordem de Todas?

Reiteramos o que dissemos. Não existe um banco que seja melhor em todas as rúbricas e para todas as necessidades. Focámos nas principais áreas para a sua análise. Agora cabe-lhe a si perceber o que pretende do seu banco 🙂



Deixe uma resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Em que podemos ajudar?

Outro