O inverno é definitivamente um dos principais agressores para pele, seja por causa dos fenômenos meteorológicos exteriores, seja pelos gestos que adotamos no nosso dia-á-dia.
Mãos geladas, nariz a pingar, bochechas vermelhas, pés húmidos e lábios a escamar são assim consequências da agressão do inverno nas nossa pele.
Defenda a sua Pele
O vento e o frio são os principais agressores da pele pois levam a células responsáveis pela produção de gordura a diminuírem a sua atividade.
Isto deve-se ao simples facto de que, no inverno, o nosso corpo, naturalmente, protege-se do frio canalizando todas as suas forças para a proteção dos órgãos vitais, assegurando a temperatura dos mesmos.
Este procedimento natural acaba negligenciar outras partes do corpo, como por exemplo as extremidades, mão, pés, orelhas e outros.
Se por um lado os fenômenos meteorológicos afetam a nossa pele, por outro lado, nós temos tendência de juntar a isso banhos a temperaturas elevadas, roupas de lá, aquecimento central, ar condicionado, lareira e até exposição solar, tornado ainda mais exposta a nossa pele às agressões do inverno.
Estes simples hábitos diários que, consideramos de protecção contra as temperaturas baixas do inverno, são assim tudo o que o próprio frio necessita para intensificar as suas agressões na nossa pele.
Isto não porque o frio fica mais forte, mas sim porque a nossa pele fica menos protegida e mais sensível a agressões.
Quais as Agressões mais Comuns do Inverno na Nossa Pele
- Frieiras
Resultado da má circulação do sangue nas extremidades do nosso corpo, devido ao natural efeito protetor do nosso corpo contra o frio, as frieiras são mais frequentes nas mãos, pés, nariz e orelhas. Ou seja, nas áreas mais expostas ao frio.
Prevenir a melhor estratégia para se proteger e evitar danos na sua pele.
[quote_box_right]Sabia que, após lavar as mãos são necessárias cerca de três horas até se repor a barreira protetora natural da pele.[/quote_box_right]Algumas das dicas mais populares e eficazes neste domínio são simples, como por exemplo, evitar lavar excessivamente as mãos e manter uma temperatura corporal uniforme, através do uso de luvas, cachecol e até gorro.
É certo que a atividade física também é aconselhável e tem-se revelado extremamente útil, pois um dos efeitos da atividade física é a ativação da circulação do sangue em todas as partes do corpo.
- Lábios Gretados
A inocente tendência de passar a língua pelos lábios com o objectivo de os humedecer tem o efeito contrário ao esperado, já que ao arrefecer os lábios e expô-los novamente à ação do vento e do frio terá uma impacto enorme na geração do tão conhecido cieiro.
[quote_box_right]Truque: Aplique uma camada generosa de bálsamo reparador e protetor antes de dormir.[/quote_box_right]Para evitar tal desconforto, o melhor é hidratar regularmente os nosso lábios e, claro, os proteger das agressões. O uso diário de um bálsamo com propriedades calmantes e reparadoras e, sem dúvida, a solução para evitar e proteger tal inflamação de pele.
- Vermelhidão
A deslocação entre ambientes de diferentes temperaturas provoca uma reação na pele, principalmente no rosto e nariz, que poderá provocar escamação e até ferida.
Para se proteger do impacto das variações de temperatura não existe nada melhor que proteger o seu rosto e pele com roupa confortável, como por exemplo um cachecol.
[quote_box_right]Dica: Utilize cosméticos próprios para a altura do ano.[/quote_box_right]A utilização de cosméticos também ajudam na hidratação da pele, todavia e devido à sensibilidade da área afetada, utilizar cosméticos próprios para a altura do ano é assim totalmente recomendável.
Prepare a sua Pele para o Inverno
- Opte por tomar duche com água morna e de curta duração. Não espere aquecer o seu corpo com temperaturas elevadas e deixar a sua pele desprotegida para o impacto de diferentes temperaturas;
- Após o banho aplique um creme corporal hidratante para que a sua pele fique suave e nutrida;
- Semanalmente esfolie a pele com uma esponja suave ou um produto à base de retinol que estimula a sua renovação;
- No inverno, o sol queima tanto como no verão. Use diariamente protetor solar nas zonas expostas;
- Prefira roupa de algodão em contacto com a pele. A lã e outros tecidos agridem a pele.
Proteja-se Totalmente para o Inverno
É certo que estes pequenos procedimentos diários nos ajudaram a controlar e proteger a nossa pele das agressões do inverno.
Todavia, uma proteção global do nosso corpo ajuda igualmente à nutrição e renovação da nossa pele. Algumas dicas para nos protegermos totalmente para o inverno são amplamente conhecidas entre nós, mas, nunca será demais as repetir.
- Adote uma rotina diária de limpeza, tonificação e hidratação da sua pele;
- Mude seus produtos de cosmética para gamas apropriadas ao inverno, pois estes devem ser mais ricos em hidratantes e com maior capacidade de penetração;
- Retire diariamente e totalmente a sua maquilhagem antes de ir dormir;
- Consuma 1,5 a 2 litros de água por dia;
- Tenha uma alimentação variada e equilibrada. Verduras e frutas devem constar o menu diário;
- Utilize roupa de inverno sem as colocar em contacto direto com a pele;
- Pratique exercício físico.
Seja maior,